CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA PARA JOVENS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO

Palavras-chave: Formação Profissional, Educação, Ciência, Ensino Médio

Resumo

No cenário pandêmico atual as questões sobre a Ciência e sua importância na sociedade tornaram-se mais visíveis e urgentes. Por outro lado, o isolamento social causado pela COVID-19, tem intensificado as relações virtuais através das redes sociais digitais, por onde tem circulado grande número de informações, cuja veracidade nem sempre é verificada, podendo gerar insegurança e desinformação. Com o objetivo de realizar um estudo preliminar sobre as representações sociais de Ciência, e sobre as fontes de informação para o tema, entre jovens concluintes do ensino médio e outros em formação profissional, foram disponibilizados questionários em ambientes virtuais de aprendizagem de duas instituições de educação localizadas no Rio de Janeiro, uma delas de Ensino Médio Regular e outra de formação profissional. As respostas foram organizadas em planilhas, com o auxílio do editor de planilhas Excel, e apresentadas em gráficos sobre os quais se fez uma análise à luz do referencial teórico utilizado. Os resultados apontam que os estudantes das duas Instituições utilizam, com maior frequência, canais digitais do YouTube para obter informações sobre Ciência e que a maioria dos sujeitos a relaciona à produção de conhecimento e reconhece sua importância para a compreensão do mundo que os cerca.

Biografia do Autor

Claudia Maria de Oliveira Sordillo, Universidade Estácio de Sá / Programa de Pós-Graduação em Educação

Possui graduação em Ciencias Biologicas pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Bacharelado concluído em 1985 e Licenciatura concluída em 1986) e mestrado em Ciências Biológicas (Zoologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (concluído em 1991). Tem experiência em Ensino Superior (Associação Salgado de Oliveira de Educação e Cultura), Ensino Médio Regular, Técnico e Formação de Professores (Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro e Colégio Pedro II) e Ensino Fundamental II (Secretaria de Educação do Município do Rio de Janeiro e Colégio Bahiense). Atualmente é professora 40 horas com Dedicação Exclusiva no Colégio Pedro II, onde leciona Biologia para o Ensino Médio, no campus Niterói, e Metodologias de Ensino de Ciências e Biologia no Curso de Especialização em Ensino de Ciências e Biologia, organizado pela Pró-Reitoria de Pós-graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC), no campus São Cristõvão III. Atua também na orientação de alunos do Curso de Especialização em Ciências e Biologia do Colégio Pedro II.

Margareth Braz Ramos, Universidade Estácio de Sá / Programa de Pós-Graduação em Educação

Doutoranda em Educação pela UNESA. Mestre em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio. Pós-graduada em Psicopedagogia pela UFRJ e Graduada em Pedagogia pela UERJ. Experiência na área de Educação há mais de 30 anos, com ênfase em Tecnologias da Educação aplicadas em projetos integradores com jovens e adultos. Já atuou como tutora no curso de graduação a distância em Pedagogia e docente nos cursos de Administração, RH, Comunicação e Psicologia na Faculdade Anhanguera. Atualmente é professora no curso de Gestão em Avaliação pela Faculdade Cesgranrio e Professora nos cursos Técnicos de Administração e Projeto Jovem Aprendiz pelo SENAC. Pesquisadora nas área de Educação, Avaliação e Tecnologias digitais de informação e comunicação.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

Referências

ALVES-MAZZOTTI, Alda Judith; CAMPOS, Pedro Humberto Faria. Cibercultura: uma nova “era das representações sociais”? In: ALMEIDA, Angela M.O.S.; TRINDADE, M.F. e ARAÚJO, Z. (eds.) Teoria das representações sociais - 50 anos. Rio de Janeiro: TechnoPolitik Editora, p. 159-176, 2014.

ANDRADE, Rodrigo de Oliveira Laços em recuperação: estudo registra altos índices de confiança da sociedade na Ciência em meio à pandemia. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, edição 292, junho 2020. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/lacos-em-recuperacao/, Acesso em: 20 set 2021.

ARANTES, Shirley de Lima Ferreira; PERES, Simone Ouvinha. Metodologias ativas em programas e projetos de Iniciação Científica, Educação Científica e Divulgação Científica. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 7, n. 2, p. 13496-13515, 2021.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Tradução de Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. 3a impressão da 1a edição. São Paulo: Edições 70, 2016.

BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 36 ed.; tradução de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2014; 4a reimpressão, 2018.

CALDAS, Graça. Mídia e políticas públicas para a comunicação da Ciência. In PORTO, CM., BROTAS, AMP., and BORTOLIERO, ST., orgs. Diálogos entre Ciência e divulgação científica: leituras contemporâneas [online]. Salvador: EDUFBA, pp. 19-36, 2011. Disponível em https://static.scielo.org/scielobooks/y7fvr/pdf/porto-9788523211813.pdf, acesso em 26 de maio de 2021.

CANDOTTI, Ennio. Ciência na educação popular. In MASSARANI, Luísa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima (orgs.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.

CARVALHO, Jaciara de Sá. Redes e comunidades: ensino-aprendizagem pela Internet. São Paulo: Editora e Livraria Instituto Paulo Freire, 2011.

CARVALHO, Stella Marys Meneses. Levantamento de concepções sobre Ciência e sua importância social entre alunos do 3o ano do ensino médio do Colégio Estadual Matias Neto. Monografia para obtenção do título de Licenciado em Biologia, na Universidade do Norte Estadual Darcy Ribeiro, Macaé, RJ. 19pp. Publicado em fevereiro de 2021. Disponível em

https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/levantamento-de-concepcoes-sobre-ciencia-e-sua-importancia-social-entre-alunos-de-3-ano-do-ensino-medio-do-colegio-estadual-matias-neto-macae-rj.htm Acesso em: 29 maio 2021.

CAVALHEIRO, Glauco; BRANDÃO, Carolina Gandon. Comunicação e Retórica: um contexto para pensar a pós-verdade. In GUARESCHI, Pedrinho Arcides; AMON, Denise; GUERRA, (orgs.). Psicologia, comunicação e pós-verdade. Florianópolis: ABRAPSO, p. 89-106, 2019.

CASTELFRANCHI, Yurij et al. As opiniões dos brasileiros sobre Ciência e tecnologia: o ‘paradoxo’ da relação entre informação e atitudes. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, 20, 1163-1183, 2013.

CGEE. Centro de Gestão de Estudos Estratégicos. Percepção pública da C&T no Brasil – 2019. Resumo executivo. Brasília, DF: 24p, 2019.

CHAMON, Edna Maria Q. O.; SANTANA, Leonor M. Representação social, ciência e educação no século XXI – para onde vamos? In: ROSO, Adriane et al. (org.). Mundos sem fronteiras. Representações sociais e práticas psicossociais. Porto Alegre: ABRAPSO, 2021

COSTA, Otávio Barduzzi Rodrigues. Onde estamos? Considerações sobre a modernidade, negacionismo, Ciência e a Covid-19. Boletim de Conjuntura, Boa Vista, ano II, vol. 3, n. 8, p. 22-35, 2020.

ELIAN, Samir. A importância e os desafios de se comunicar Ciência no Brasil em tempos de Covid-19. Blogs de Ciência da Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 06 abril 2021. Disponível em https://www.blogs.unicamp.br/covid-19/a-importancia-e-os-desafios-de-se-comunicar-ciencia-no-brasil-em-tempos-de-covid-19/, abril de 2021, acesso em 30 de maio de 2021.

EQUIPE DE JORNALISMO VISUAL DA BBC NEWS BRASIL. Os 6 tipos de mensagens enganosas mais comuns contra as vacinas de COVID-19 nas redes sociais e o que diz a Ciência sobre elas, BBC NEWS BRASIL, Brasil, 17 de maio de 2021. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/resources/idt-c47d82b0-2ff7-4795-95f4-f84de9ae7581,acesso em: 29 maio 2021.

GUARESCHI, Pedrinho Arcides; AMON, Denise; GUERRA, (orgs.). Psicologia, comunicação e pós-verdade. Florianópolis: ABRAPSO, p. 89-106, 2019.

HARARI, Yuval Noah. Maior perigo não é o vírus, mas ódio, ganância e ignorância. Deutsche Welle, Alemanha. Entrevistadora Anna Carthaus, em 26 abril 2020. Disponível em https://p.dw.com/p/3bMIu

LENT, Roberto. A Ciência por dentro. Blog do Jornal O Globo, 11 junho 2020. Disponível em https://blogs.oglobo.globo.com/a-hora-da-ciencia/post/ciencia-por-dentro.html. Acesso em 29 de maio de 2021.

LOPES, Reinaldo José. SVBR (Science Vlogs Brasil) entra em nova fase para ampliar alcance da Ciência no YouTube. Instituto de Física da Universidade de São Paulo, 31 maio 2019. Disponível em: https://portal.if.usp.br/ifusp/pt-br/not%C3%ADcia/svbr-science-vlogs-brasil-entra-em-nova-fase. Acesso em: 21/06/2021

MAZZOTTI, Tarso B. Ensino de conceitos científicos ou de suas representações sociais. In: CHAMON, E. M. Q. O.; GUARESCHI, P. A.; CAMPOS, P. H. F. Textos e debates em representações sociais. Porto Alegre, ABRAPSO, 2014.

MOREIRA, Ildeu de Castro; MASSARANI, Luísa. Aspectos históricos da divulgação científica no Brasil. In MASSARANI, Luísa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima (orgs.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.

MOSCOVICI, Serge. A psicanálise: sua imagem e seu público. Tradução de Sônia Fuhrmann. Petrópolis: Vozes, 2012.

MOSCOVICI, Serge. Representações Sociais: investigações em Psicologia Social. Tradução de Pedrinho A. Guareschi. Petrópolis: Vozes, 11a edição, 2015; 4a reimpressão, 2019.

MOVIMENTO antivacina usa pandemia do coronavírus como megafone. Agence France Presse. Revista Isto é, 24 abril 2021. Disponível em https://istoe.com.br/movimento-antivacina-usa-pandemia-do-coronavirus-como-megafone/, acesso em 30 de maio de 2021.

NEVES, Vanusa Nascimento Sabino et al. Utilização de lives como ferramenta de educação em saúde durante a pandemia pela COVID-19. Educ.Soc., Campinas, v. 42, p. 1-17, 2021.

PALMONARI, Augusto; CERRATO, Javier. Representações Sociais e Psicologia Social. In: ALMEIDA, Angela Maria de Oliveira; SANTOS, Maria de Fática de Souza; TRINDADE, Zeidi Araúdo (orgs.). Teoria das Representações Sociais: 50 anos. 898p. Brasília: Technopolitik, 2014.

PEDROSO, Polyana Raquel; GISI, Maria Lourdes. A pandemia – Covid 19 e os impactos na juventude: educação e trabalho. Revista Praxis, Volta Redonda-RJ, v. 12, n. 1, p. 185-194, 2020.

PIERRO, Bruno de. Youtubers na Ciência Canais de vídeo ganham destaque na divulgação de pesquisas feita na internet. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, edição 243, de maio 2016. Disponível em: https://revistapesquisa.fapesp.br/youtubers-na-ciencia/. Acesso em: 21/06/2021.

REIS, José. Ponto de vista: José Reis. In MASSARANI, Luísa; MOREIRA, Ildeu de Castro; BRITO, Fátima (orgs.). Ciência e público: caminhos da divulgação científica no Brasil. Rio de Janeiro. Fórum de Ciência e Cultura, 2002.

REIS, Pedro; RODRIGUES, Sara; SANTOS, Filipa. Concepções sobre os cientistas em alunos do 1º ciclo do Ensino Básico: “Poções, máquinas, monstros, invenções e outras coisas malucas”. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vol. 5 Nº 1, p. 51-74, 2006.

RODRIGUES, Alvori et al. Concepções sobre ciência e fazer científico de estudantes de um curso normal e possíveis implicações nas atitudes futuras desses professores. Alexandria: Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 12, n. 2, p. 65-92, 2019.

SANTOS, Absalon A. et al. A representação social da biologia entre alunos do ensino médio: implicações educativas e profissionais a partir das redes semânticas. Acta Scientiae Biological Research, [S. l.], v. 2, n. 1, p. 73–95, 2017.

SERRÃO, Luís Felipe Soares et al. A experiência de um indicador de letramento científico. Cadernos de Pesquisa, v. 48, n. 160, p. 334-361, 2016.

Publicado
2021-09-24
Como Citar
de Oliveira Sordillo, C. M., Braz Ramos, M., & Querido de Oliveira Chamon, E. M. (2021). CONCEPÇÃO DE CIÊNCIA PARA JOVENS DE DUAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO DO RIO DE JANEIRO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(1), 145 - 162. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i1.578