GESTÃO DA QUALIDADE EM RESTAURANTES
o atendimento como diferencial competitivo e ferramenta para fidelização de clientes, um estudo de caso no segmento em Garanhuns – PE
Resumo
aplicação de um sistema de Controle da Qualidade Total em serviços de gastronomia está condicionada ao atendimento de alguns pontos básicos, são esses pontos que determinarão a efetiva oferta de um serviço de qualidade. O segmento da gastronomia é um mercado em expansão, tanto na captação dos clientes, quanto no surgimento de restaurantes, por isso precisam investir para oferecem um serviço que supere a expectativa dos clientes, fidelizando-os, e assim consiga se destacar perante os concorrentes. Sendo assim, a pesquisa buscou evidenciar a qualidade no atendimento como diferencial competitivo, além de uma poderosa ferramenta para fidelizar o cliente, no segmento dos restaurantes, em Garanhuns - PE. Os objetivos específicos foram: apresentar a evolução e aplicação da qualidade em serviços, além de verificar sua importância na influência da decisão de compra do consumidor, demonstrando assim seu impacto na criação de diferencial competitivo. O artigo se enquadra em uma pesquisa do tipo descritiva, utilizando a pesquisa bibliográfica e quantitativa, usando a ferramenta questionário com respostas de múltipla escolha para os empresários e na escala likert com os consumidores. O intuito foi de verificar o que influencia a decisão de compra destes, e quais as ações que os empresários utilizam para garantir o serviço de qualidade. Através da pesquisa constatou-se que os consumidores estão dispostos a pagar mais caro por um atendimento diferenciado e que a maioria dos empresários utilizam poucas ações que assegurem um serviço de qualidade, averiguou-se, também, que a qualidade é uma vantagem competitiva no mercado atual.