Educação e desenvolvimento regional

a Unesco e as interseções com o desenvolvimento regional

Palavras-chave: Desenvolvimento, Educação para o Desenvolvimento, Estudos da Unesco, Integração Interativa Internacional, Objetivos Educacionais da Unesco

Resumo

Este artigo tem como objetivo apresentar abordagens inerentes à relação educação e desenvolvimento regional a partir de abordagens da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). Justifica-se por articular as ações desenvolvidas pela UNESCO no campo da educação à discussão do desenvolvimento regional. Convenciona-se como artigo de revisão bibliográfica apoiada na pesquisa documental. A coleta de dados foi realizada no período de 02 a 30 de maio de 2020 no site da UNESCO, no Scientific Electronic Library Online, em Banco de teses, dissertações e periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, portal de legislação do Governo Federal, portal do Ministério da Educação, acervo bibliográfico de Universidades dentre outros. No referencial teórico estão os temas: educação como fator de desenvolvimento; a UNESCO e a educação básica; a UNESCO e a educação superior. Em ambas as abordagens explora-se as interseções com o desenvolvimento regional. Concluiu-se que o organismo contribui para a educação e desenvolvimento ao defender o fortalecimento do Estado de Direito por meio da educação para formuladores de políticas da educação básica e superior.

Biografia do Autor

Argos Gumbowsky, Universidade do Contestado - Campus canoinhas

Doutor em Educação, Universidade do Contestado, Canoinhas, SC, Brasil, argosgum@gmail.com

Lucia Juraszek, Federal do Tribunal Regional do Trabalho 12ª Região SC

Mestra em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado, Mafra, SC, Brasil, lucia.juraszek@trt12.jus.br

Elfi Irene Noernberg, Universidade do Contestado (UnC)

Mestranda em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado, Canoinhas, SC, Brasil, elfirene@gmail.com 

Erick Douglas Weber da Maia, Universidade do Contestado (UnC)

Mestrando em Desenvolvimento Regional, Universidade do Contestado, Mafra, SC, Brasil, erick.maia@professor.unc.br 

Referências

ARAUJO, T. P. de; LIMA, R. A. de. Formação profissional no Brasil: revisão crítica, estágio atual e perspectivas. Estudos avançados, São Paulo, v. 28, n. 81, p. 175-190, 2014.

BRASIL. Lei nº 9.394, de 23 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: Seção 1, Brasília, DF: DOU, 1996, v. 12, 23 dez. 1996.

BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Plano decenal de educação para todos. Brasília : MEC, 1993.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidência da República, 1988.

CÚPULA MUNDIAL DA EDUCAÇÃO. Declaração Dakar: educação para todos. Dakar, Senegal, 2000.

DECLARAÇÃO DA CONFERÊNCIA Regional de Educação Superior na América Latina e no Caribe. Avaliação, Campinas; Sorocaba, v. 14, n. 1, p. 235-246, mar. 2009.

DELORS, J. et al. Educação um tesouro a descobrir: Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. São Paulo: CORTEZ, 1996.

ECHEVARRÍA, J. M. Funções da educação no desenvolvimento. In: PEREIRA, L. Desenvolvimento, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967. p. 17-29.

FIGUEIREDO, N. M. A. Método e metodologia na pesquisa científica. 2. ed. São Caetano do Sul: Yendis, 2007.

FRIGOTTO, G. A produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 1984.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GODDARD, J. O papel das universidades no desenvolvimento regional. In.: UNESCO. Declaração Mundial sobre Educação Superior; Declaração mundial sobre educação superior no século XXI: visão e ação; marco referencial de ação prioritária para a mudança e o desenvolvimento da educação superior. Trad. Amós Nascimento. Piracicaba: Editora UNIMEP, 1998. p. 385-424.

FÓRUM MUNDIAL DE EDUCAÇÃO. Declaração de Incheon: Educação 2030: rumo a uma educação de qualidade inclusiva e equitativa e à educação ao longo da vida para todos. Incheon, Coreia do Sul, 2015.

LAKATOS, E. M; MARCONI, M. de A. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados. São Paulo: Atlas, 2013.

LANGHI, C., BONINI, L. M. de M., MATTARAIA, M., & ALONSO, N. Programas socioeducacionais. Interação - Revista de Ensino, Pesquisa e Extensão, v. 21, n. 1, p. 42-50, 2019.

LIBÂNEO, J. C.; OLIVEIRA J. F.; TOSCHI, M. S. Educação Escolar: políticas, estrutura e organização. São Paulo: Cortez, 2003.

MYINT, H. Educação e desenvolvimento: um balanço teórico. In.: PEREIRA, L. Desenvolvimento, trabalho e educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.

OLIVEIRA, D. A. de. Educação básica: gestão do trabalho e da pobreza. Petrópolis: Vozes, 2000.

SANCHIS, E. Da escola ao desemprego. São Paulo: Agir, 1997.

RAMOS, M. S.; STAMPA, I. Políticas de formação para o trabalho e a socialização do conhecimento. Revista em Pauta. Rio de Janeiro/RJ, jul. 2016, v. 14, n. 38, p. 320–343.

UNESCO. Educação de qualidade no Brasil: qualidade e igualdade da educação. Brasília: UNESCO, s.d.

UNESCO. A UNESCO e a educação na América Latina e Caribe: 1987 - 1997. Santiago, Chile: UNESCO, 1998b.

UNESCO. Programa da UNESCO no Brasil 2013. Brasília: UNESCO, 2013.

UNESCO. Educação para pessoas e o planeta: criar futuros sustentáveis para todos, relatório de monitoramento global da educação de 2016, resumo. Brasília: UNESCO Brasil, 2016a.

UNESCO. Migração, deslocamento e educação: construir pontes, não muros´. Brasília: UNESCO Brasil, 2016b.

UNESCO. Fortalecimento do estado de direito por meio da educação: um guia para formuladores de políticas. Brasília: UNESCO Brasil, 2019.

VIEIRA, A.; LUZ, T. R. da. Do saber aos saberes: comparando as noções de qualificação e de competência. Organizações & Sociedade. Salvador/BA, v.12, n.33, p. 93-108, 2005.

ZIEGLER, E. de J. S. et al. UNESCO: a educação como instrumento de transformação para o desenvolvimento social e econômico do país. Fadisma entrementes, Santa Maria, v. 16, p. 1-7, 2019.

Publicado
2020-10-29
Como Citar
Gumbowsky, A., Juraszek, L., Noernberg, E. I., & Maia, E. D. W. da. (2020). Educação e desenvolvimento regional. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(2), 79 - 93. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i2.371