ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE DESEMPENHO DA NBR 15575 EM SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS

Palavras-chave: Desempenho, Vedação Externa, Alvenaria, Edificações Habitacionais, Qualidade

Resumo

O atendimento a norma de desempenho de edificações habitacionais é de grande importância, pois nela estão traduzidas as necessidades da sociedade brasileira no que se refere à aquisição de imóveis. Este trabalho tem por objetivo analisar a implementação da Norma de Desempenho - ABNT NBR 15575, em vigor em 2013 (parte 4 - Sistemas de vedações verticais internas e externas) em uma empresa construtora que possui um sistema de gestão da qualidade baseado no Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). Foi desenvolvido um estudo de caso, dividido nas etapas: revisão bibliográfica, definição da amostragem, coleta de dados e análise de resultados. Os dados foram coletados através de entrevistas, análises documentais e observação com registros fotográficos do processo construtivo de vedação vertical externa em campo. Observou-se nos resultados que apesar da empresa ter conseguido atender a quase todos os requisitos da norma com o uso das Fichas de Avaliação de desempenho (FAD) e com a exigência dos relatórios de ensaios dos seus fornecedores, a vedação que a empresa executa na obra diverge em alguns pontos do que é estabelecido na documentação apresentada e analisada (FAD).

Biografia do Autor

Aline Nunes Lopes, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Engenharia Civil.

Jaciara Braz Pires, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduação em Engenharia Civil.

Sayonara Maria de Moraes Pinheiro, Universidade Federal do Espírito Santo

Possui Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (1986);, Mestrado em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Espírito Santo (2003); Doutorado em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (2011) e Pós Doutoramento no ICITECH ? UPV Instituto de Ciencia y Tecnologia del Hormigón de la Universitat Politécnica de Valencia (2016 ? 2017) - Participação no Programa "Programas Estratégicos -DRI" da CAPES (bolsista Pós-Doutorado - 01-12-2016 a 30-11-2017). É Professora Adjunto IV no Departamento de Engenharia Civil do Centro Tecnológico da Universidade Federal do Espírito Santo. Ministra classes das disciplinas da Área de Construção Civil. Conduz pesquisas na área de materiais e componentes de construção: materiais álcali ativados; resíduos industriais, agro-industriais e de construção ? incorporação em novos materiais; reciclagem - materiais de construção e gesso; durabilidade e desempenho de concreto, argamassas e pastas; biodeterioração do concreto.

Milton Paulino da Costa Junior, Universidade Federal do Espírito Santo

Graduado em Engenharia Civil pela UFPA (1997), com mestrado e doutorado em engenharia civil pela UFES (2001) e UNICAMP (2011). Iniciou a carreira realizando atividades de consultoria em sistema de gestão da qualidade pela empresa CTE (Centro de Tecnologia de Edificações), sendo responsável pela implementação de sistemas de gestão da qualidade em 08 empresas de pequeno e médio porte (04 empresas até a certificação ISO 9001:2000; 02 empresas até a certificação ISO 9001:2000 e nível A do PBQP-H). Após esse período atuou como professor substituto pela UFES nas disciplinas de Construção Civil I, Tecnologia das Construções II e III, Planejamento e Controle das Construções e Tópicos Especiais em Construção Civil I-Qualidade (2002-2003). Além de Professor voluntário da UCL (Faculdade do Centro Leste) das disciplinas Planejamento e Controle das Construções (OPT I e OPTII) e Inovações Tecnológicas (2004-2005). Foi pesquisador da FEST (Fundação Espírito Santense de Tecnologia) UFES (Universidade Federal do Espírito Santo) e CST (Companhia Siderúrgica de Tubarão). Durante o período do doutorado, foi professor da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP (Programa de Estagio Docente), ministrando a disciplina de materiais de construção civil e instalações prediais hidro sanitárias para o curso de engenharia civil (2007-2008). Atuou na área técnica (engenharia) da empresa Andrade Gutierrez (2006-2007) e na área técnica (obras e escritório) da empresa Odebrecht (2008-2016), exercendo, como principais atividades: Apoio corporativo ? Odebrecht Transport (concessionárias de rodovias); Sistema de Gestão da Qualidade (obras); coordenação do laboratório de concreto, asfalto e solos; gerenciamento de obras de infraestrutura. Desde julho de 2016-atual atua como professor de magistério superior (professor adjunto I) na Universidade Federal do Espírito Santo. Membro da Associação Brasileira de patologia das construções e da Comissão científica do CBPAT.

Referências

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 5628: Componentes construtivos estruturais - Determinação da resistência ao fogo. Rio de Janeiro, 2001.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15220-2: Desempenho térmico de edificações. Parte 2: Método de cálculo da transmitância térmica, da capacidade térmica, do atraso térmico e do fator solar de elementos e componentes de edificações. Rio de Janeiro, 2005.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14037: Diretrizes para elaboração de manuais de uso, operação e manutenção das edificações — Requisitos para elaboração e apresentação dos conteúdos. Rio de Janeiro, 2011.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações Habitacionais - Desempenho. Rio de Janeiro, 2013.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15575: Edificações habitacionais — Desempenho Parte 1: Requisitos gerais. Rio de Janeiro, 2013a.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 11675: Divisórias leves internas moduladas - Verificação da resistência aos impactos. Rio de Janeiro, 2016.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 10821-3: Esquadrias para edificações. Parte 3: Esquadrias externas e internas - Métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2017.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 15930-2: Portas de madeira para edificações. Parte 2: Requisitos. Rio de Janeiro, 2018.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14718: Esquadrias — Guarda-corpos para edificação — Requisitos, procedimentos e métodos de ensaio. Rio de Janeiro, 2019.

BORGES, C. A. M. A importância da NBR 15575 para melhoria da qualidade das habitações brasileiras. Disponível em: <https://www.aecweb.com.br/cont/a/a-importancia-da-nbr-15575-para-melhoria-da-qualidade-das-habitacoesbrasileiras_7296>. Acesso em: 20 de maio. 2019.

CBIC (Fortaleza). Desempenho de edificações habitacionais: guia orientativo para atendimento à norma ABNT NBR 15575/2013. Câmara Brasileira da Indústria da Construção—Fortaleza: Gadioli Cipolla Comunicação, 2013.

CBIC (Fortaleza). Guia nacional para a elaboração do manual de uso, operação e manutenção das edificações. 2014. Disponível em: <https://cbic.org.br/wp-content/uploads/2017/11/Guia_de_Elaboracao_de_Manuais_2014.pdf>. Acesso em: 25 out. 2019.

CBIC (Fortaleza). Dúvidas sobre a Norma de Desempenho: especialistas respondem às principais dúvidas e elencam requisitos de suportes para elaboração de projetos. Câmara Brasileira da Indústria da Construção – CBIC, 2015. Disponível em: http://www.sinduscon-se.com.br/sinduscon/arquivos/CBIC.pdf

Cleto, F. R.; Oliveira, L. A.; Mitidieri Filho, C. V. O que são FADs e quais os impactos na construção civil?. 2021. Disponível em: https://www.aecweb.com.br/revista/materias/o-que-sao-fads-e-quais-os-impactos-na-construcao-civil/20780.

CORBIOLI, N. A norma está pegando: Visando um produto imobiliário de melhor qualidade, construtoras estão descobrindo os caminhos para superar dúvidas e dificuldades para o atendimento da NBR 15.575:2013, a primeira norma a estabelecer parâmetros mínimos de desempenho e durabilidade para edificações habitacionais do País. Revista Téchne, São Paulo, v.235, out. 2016.

CORDOVIL, L. A. B. L. Estudo da ABNT NBR 15575 – “Edificações habitacionais – Desempenho” e possíveis impactos no setor da construção civil na cidade do Rio de Janeiro. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, 2013.

COSTELLA, M. F.; CARUBIM, K.; PAGLIARI, C. S.; DE SOUZA, N. S., Avaliação da aplicação da norma de desempenho: estudo de caso em cinco empreendimentos. Revista de Engenharia Civil IMED. Santa Catarina, v.4, n.2, 2017.

FERREIRA, F. C. Estudo de caracterização do gesso para revestimento produzido no polo gesseiro do Araripe. Dissertação (Mestrado em Engenharia Civil) Universidade Federal de Pernambuco. Recife, 2017.

INNTELECTUS (São Paulo). Plano de Controle Tecnológico no PQO. 2018. Disponível em: <http://blog.inntelectus.com.br/plano-de-controle-tecnologico-no-pqo/>. Acesso em: 25 out. 2019.

ISO - International Organization for Standardization. ISO 10140-5: Acoustics — Laboratory measurement of sound insulation of building elements — Part 5: Requirements for test facilities and equipment. ISO/TC 43 Acoustics. 2010.

JANUZZI, U.A.; VERCESI C. Sistema de Gestão da Qualidade na Construção Civil: um estudo a partir da experiência do PBQP-H junto às empresas construtoras da cidade de Londrina. Revista Gestão Industrial, Paraná, v. 6, n. 3, p.142-143, abr. 2019.

KAZMIERCZAK, C. S. Desempenho de paredes de materiais cerâmicos a penetração de água da chuva: uma análise de fatores condicionantes. Dissertação (Mestrado em engenharia) – Programa de pós-graduação em engenharia civil/ Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1989.

KERN, A. P.; SILVA, A.; KAZMIERCZAK, C. S. O processo de implantação de normas de desempenho na construção: um comparativo entre a Espanha (CTE) e 57 Brasil (NBR 15575/2013). Gestão e Tecnologia de Projetos, São Paulo, v.9, n.1, p.1-13, jan/jun. 2014.

LIMA, T. Novo Regimento do SiAC/PBQP-H: Saiba o que mudou. SIENGE PLATFORM, 2018. Disponível em: <https://www.sienge.com.br/blog/novo-regimento-do-siac/>. Acesso em: 25 de abr. 2019.

MEDEIROS, J. S. O desempenho das vedações frente à ação da água. In: Seminário Tecnologia e Gestão na Produção de Edifícios: Vedações Verticais (1º.: 1998:São Paulo) Anais; ed. Por F. H. Sabbatini, M. M. S. B. de Barros, J.S. Medeiros. São Paulo, EPUSP/PCC, 1998.

MCID - MINISTÉRIO DAS CIDADES. PBQP-H. Sistema de Avaliação da Conformidade de Empresas de Serviços e Obras da Construção Civil – SiAC. Disponível em: <http://pbqp-h.cidades.gov.br/pbqp_apresentacao.php/>. Acesso em:15 de abr. 2019.

PERES, L.; BENACHOUR, M.; SANTOS, V. A. Gesso: produção e utilização na construção civil. Recife: SEBRAE. 2008. 120 p.

QUINALIA, E. Revestimento de Gesso liso: desempenado ou sarrafeado. Revista Téchne, São Paulo, ano 13, n. 99, p. 36-38, jun. 2005.

SACHS, A.; NAKAMURA, J. Desempenho revisado. Revista Téchne, n. 192, p. 42-49, março 2013.

SHIN, H. B. Norma de desempenho NBR 15575: estudo das práticas adotadas por construtoras e dos impactos ocorridos no mercado da construção civil. Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2016.

SILVA, M. M. de A. Diretrizes para o projeto de alvenaria de vedação. Monografia (graduação em engenharia) Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2003.

SINAENCO. Os impactos da Norma de Desempenho no Setor da Arquitetura e Engenharia Consultiva. Sindicato da Arquitetura e da Engenharia. São Paulo. 2015.

SIQUEIRA, T. C. P. A.; AKUTSU, M.; LOPES, J. I. E.; SOUZA, H. A. Dados climáticos para avaliação de desempenho térmico de edificações. Rem: Revista Escola de Minas, [s.l.], v. 58, n. 2, p.133-138, jun. 2005.

ZANINI, F. Proposta de um modelo de implementação de PBQP-H em construtoras de pequeno porte: um estudo de caso em uma construtora de Curitiba. 2011. 105 f. Trabalho de Conclusão de Curso – Curso de Engenharia de Produção Civil. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba, 2011. Disponível em: <http://repositorio.roca.utfpr.edu.br/jspui/handle/1/372>. Acesso em: 25 set. 2019.

Publicado
2021-08-12
Como Citar
Nunes Lopes, A., Braz Pires, J., de Moraes Pinheiro, S. M., & Paulino da Costa Junior, M. (2021). ATENDIMENTO AOS REQUISITOS DE DESEMPENHO DA NBR 15575 EM SISTEMAS DE VEDAÇÕES VERTICAIS . Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(1), 125 - 144. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i1.508