QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO COM PROFESSORES DO SUL DE MINAS GERAIS

Palavras-chave: Docentes, QVT, TQWL-42, Ensino Básico

Resumo

As escolas estaduais, municipais e particulares compõem uma parcela significativa de instituições que auxiliam no desenvolvimento local, regional e nacional. Os docentes que atuam nas escolas contribuem com a formação de futuros cidadãos e sua qualidade de vida no trabalho (QVT) interfere na qualidade do ensino. Não obstante, os fatores que interferem na QVT destes docentes também interferem em suas vidas pessoais. Assim, o estudo tem como objetivo investigar a QVT dos docentes da Educação Básica de escolas estaduais, municipais e particulares na região do Sul de Minas Gerais. Trata-se de uma amostra de conveniência constituída por 53 docentes. O instrumento utilizado para a coleta de dados foi o questionário TQWL-42. Os questionários foram distribuídos de forma remota no segundo semestre de 2020. A análise dos dados foi realizada empregando-se software Microsoft Excel. Após estas análises, foi possível observar a satisfação dos docentes do Sul de Minas Gerais acerca de sua QVT em relação a todas das esferas e na maioria dos aspectos do questionário proposto, embora os aspectos avaliados com menor escore demandem uma atenção maior e evidenciem a necessidade de se discutir esta temática.

Biografia do Autor

Clauber Baldim Rabelo, Centro Universitário do Sul de Minas UNIS-MG

Possui graduação em Processos Gerencias pelo Centro Universitário do Sul de Minas (2016). Mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas.

Gladis Camarini, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Campinas (1981), mestrado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (1988) e doutorado em Engenharia Civil pela Universidade de São Paulo (1995). Pós-doutorado no Laboratoire des Materiaux et Durabilité des Constructions (LMDC) do Institut National des Sciences Apliquées (INSA, Toulouse, França, 1998). Diploma DRIT - Diplôme de Recherche de l'INSA de Toulouse em 1998. Pós-doutorado no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE, São José dos Campos, Brasil, 2008). Pós-doutorado no Instituto de Ciencia e Tecnología del Hormigón (ICITECH), da Escola Politécnica de Valência (UPV) (Valência, Espanha, 2012). Atualmente é professora titular da Fundação de Ensino e Pesquisa do Sul de Minas, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG, e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional. Professora aposentada da Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo. Professora e pesquisadora voluntária do Departamento de Engenharia Civil da Universidade Estadual Paulista - UNESP. Membro do Instituto Brasileiro do Concreto (IBRACON). Assessora ad-hoc da CAPES, do CNPq, da FAPESP, do FAEPEX-Unicamp. Assessora científica de vários periódicos nacionais e internacionais, assessora científica de eventos. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Materiais e Componentes de Construção, nos temas: materiais para construção, aglomerantes minerais, argamassas, concretos. Atua também em gerenciamento do projeto e do produto, gerenciamento de projetos de pesquisa, reciclagem de materiais, desenvolvimento sustentável e economia circular, reaproveitamento de resíduos industriais e de construção.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá - UNESA / Universidade de Taubat´é - UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

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Publicado
2021-11-10
Como Citar
Baldim Rabelo, C., Camarini, G., & Querido de Oliveira Chamon, E. M. (2021). QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO: ESTUDO COM PROFESSORES DO SUL DE MINAS GERAIS. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(2), 69 - 80. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.595