MODELO DE MATURIDADE DIGITAL PARA EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (MMDC)

  • Leandro Luiz de Andrade Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP. https://orcid.org/0000-0003-1748-4534
  • Eliane Antonio Simões Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP. https://orcid.org/0000-0002-0738-2625
  • Rosinei Batista Ribeiro Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP. http://orcid.org/0000-0001-8225-7819
  • Érik Leonel Luciano Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP. http://orcid.org/0000-0001-5111-6538
  • Fabricio José Piacente Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP. https://orcid.org/0000-0002-1333-0573
  • Alexandre Formigoni Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP. https://orcid.org/0000-0001-7487-0541
Palavras-chave: Modelo de Maturidade Digital, MMDC, Construção Civil, Transformação Digital

Resumo

Considerando-se a necessidade da Transformação Digital das empresas de Construção Civil, neste trabalho apresenta-se um Modelo de Maturidade Digital da Construção Civil (MMDC) elaborado a partir da metodologia DSR (Design Science Research), composta por cinco etapas: compreensão do problema, geração de alternativas, desenvolvimento do artefato, avaliação e conclusões. O modelo desenvolvido possibilitou a avaliação em cinco empresas de construção civil nas sete dimensões consideradas: Cultura e Organização, Tecnologia, Estratégia, Clientes, Inovações, Ecossistema e Operações. Como resultado pode-se identificar o nível de maturidade para cada empresa, em cada uma das sete dimensões de análise, segundo os cinco níveis de maturidade definidos: M1 (não iniciado), M2 (inicial), M3 (gerenciado) e M4 (integrado e interoperável). Além disso, a avaliação permitiu indicar os caminhos necessários para a elevação dos seus níveis de maturidade digital.

Biografia do Autor

Leandro Luiz de Andrade, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP.

Mestre em Gestão e Sistemas Produtivos pelo Programa de Mestrado Profissional do Centro Paula Souza - CEETEPS, São Paulo, Brasil.

Eliane Antonio Simões, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP.

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Londrina (1980), mestrado em Engenharia de Transportes pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1984), doutorado em Gerenciamento da Construção Civil pela Escola Politécnica da USP (1998) e pós-doutorado em Ensino a Distancia pela USP (2010). Atualmente é professora do Centro Paula Souza e atua como pesquisadora no grupo de pesquisa Gestão de Operações. Atua como consultora nas áreas de Gestão de Projetos, Gestão Empresarial, Viabilidade Econômica Financeira de Empreendimentos e Gestão de Processos Empresariais. Atua também como consultora educacional.

Rosinei Batista Ribeiro, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP.

Pós-Doutorado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) no Instituto de Estudos Avançados - IEAv, Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial - DCTA - 2020. Pós-Doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Campus de Guaratinguetá - FEG-UNESP - 2014. Doutorado em Engenharia Mecânica pela UNESP- FEG (2004). Docente Permanente no Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos, líder do Grupo de Pesquisa "Gestão da Inovação Tecnologica e Sustentabilidade - CNPq" no Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza - CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa, Professor Associado nas Faculdades de Tecnologia de Guaratinguetá e Cruzeiro, SP. Docente do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação - PPG-DTI. Consultor - CAPES e participação no Fórum de coordenadores dos PPG´s e do Grupo de Trabalho (GT) da área Arquitetura e Urbanismo e Design - AUD - CAPES - Avaliação Quadrienal (2017-2020). Colaborador no Mestrado Acadêmico em Desenvolvimento, Tecnologias, Sociedade - Universidade Federal de Itajubá - UNIFEI. Professor Visitante no Centro de Estudos de Fabricação Avançada e Sustentável na Universidade de Matanzas - CEFAS-UMCC - CUBA. Possui experiência em atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas da Engenharia de Produção, Desenho Industrial e Materiais, com ênfase em Gestão da Inovação e Sistemas Produtivos, Design e Seleção de Materiais, Projeto de Produto, Tecnologias Sociais, Planejamento de Experimentos (DOE), Manufatura, Corrosão e Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (SCM).

Érik Leonel Luciano, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP.

Cursando Mestrado Profissional Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos pela Unidade de Pós Graduação do Centro Paula Souza, iniciado em Março de 2021. Cursando Bacharel em Administração pela Universidade Cruzeiro do Sul ? Unifran Modalidade EaD (5º semestre) e Pedagogia (6º semestre). Graduado em Gestão da Produção Industrial pela Fatec Cruzeiro - Prof. Waldomiro May no ano de 2019. Pós-Graduado Lato Sensu em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa pela AVM - Faculdade Integrada em 2015. Graduado em Letras - Português e Espanhol pela Universidade Metodista de São Paulo em 2013. Técnico em Nutrição e Dietética pela ETEC Profº José Sant?anna de Castro e Técnico em Administração concluídos no ano de 2010. Atuou como Operador de Produção de Jul/2010 a Jun/2011, sendo promovido posteriormente a Montador I, na linha de Montagem de Chassis Rebitados das marcas Ford, Volkswagen, Scania, Iveco e Mercedes na empresa Maxion Rodas e Chassis tendo como período total de Jul/2010 à Out/2012; Atuou como estagiário em Técnico em Administração de Set/2008 à Jan/2009 na Empresa Cruzeiro Papéis Industriais ? Cruzeiro/SP. Atualmente exerce o cargo de Agente Técnico e Administrativo na Fatec Cruzeiro Prof Waldomiro May, desde Out/2012. 

Fabricio José Piacente, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP.

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas (2001), doutorado em Economia pela Universidade Estadual de Campinas (2010) e mestrado em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Estadual de Campinas (2005). Tem experiência na área de Economia, com ênfase em Economia Agrária e dos Recursos Naturais e Economia Industrial. Atua como professor do Programa de Mestrado Profissional em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do Centro Paula Souza, lecionando e orientando alunos.

Alexandre Formigoni, Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza – CEETEPS - Unidade de Pós-Graduação, Extensão e Pesquisa – São Paulo, SP.

Possui Graduação em Engenharia de Produção Mecânica pela Universidade Paulista; Especialista em Logística Empresarial pela Universidade Mackenzie; Mestrado e Doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Paulista. Trabalhou como Professor Pesquisador no Programa de Pós Graduação Mestrado Profissional em Administração em Governança Corporativa na FMU, com a linha de Métodos Quantitativos. Atualmente é Professor III-D das FATEC da Zona Leste e FATEC Guarulhos - SP, e Professor do Programa de Pós Graduação em Gestão e Tecnologia em Sistemas Produtivos do CEETEPS, atuando na linha de pesquisa de Gestão da Produção e Operações.

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Publicado
2022-12-26
Como Citar
Andrade, L. L. de, Simões, E. A., Ribeiro, R. B., Luciano, Érik L., Piacente, F. J., & Formigoni, A. (2022). MODELO DE MATURIDADE DIGITAL PARA EMPRESAS DE CONSTRUÇÃO CIVIL (MMDC). Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(3), 112 - 134. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.711