ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DA COVID-19

Resumo

Nesse cenário de transformações causadas pela pandemia da covid-19 no ambiente de trabalho, tem-se o objetivo de investigar o estresse nos profissionais de enfermagem de um hospital, bem como identificar as manifestações de estresse físico, psíquico, psicofisiológico e de temporalidade. Trata-se de uma pesquisa exploratória, com abordagem de natureza quantitativa e amostragem por resposta voluntária. A amostra é de 312 profissionais de enfermagem. Para avaliar o nível de estresse dos participantes da pesquisa, utilizou-se a escala toulousaine de estresse. Os resultados indicaram índices de estresse acima da média nacional, para estresse físico e global. Pode-se concluir que os profissionais de enfermagem precisam de atenção primordial por parte das organizações de saúde, por estar frente a uma atividade laboral altamente crítica (potencializada pela pandemia da covid-19) e relacionada com sofrimentos psíquico e físicos constantemente marcados por incertezas do setor.

Biografias Autor

Marcelo dos Santos Feitosa, Universidade de Taubaté - UNITAU

Graduação em Enfermagem pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2010), Especialização em Gestão em Enfermagem pela UNIFESP (2014), Administração Hospitalar pelo Centro Universitário São Camilo (2019) e Qualidade e Segurança do Paciente - Unyleya (2020). Aperfeiçoamento pelo programa de atualização em enfermagem em Saúde da Criança e Adolescente (2014), Gestão em Enfermagem (2019) e Urgência e Emergência (2021), Cursando Mestrado em Desenvolvimento Humano na Universidade de Taubaté - UNITAU. Participa do grupo de pesquisa (GRUPADE) - UNITAU e do Grupo de Práticas de Pesquisa em Representações Sociais - Disciplina (Universidade Estácio de Sá). Enfermeiro Coordenador da Unidade de Internação no Hospital Regional do Vale do Paraíba/SP (Hospital acredito nível 3 pela metodologia ONA). Avaliador pela metodologia do Sistema Brasileiro de Acreditação/ONA pelo Instituto Brasileiro para Excelência em Saúde - IBES. Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Ensino (Educação Corporativa) e Processos relacionados à Segurança do Paciente (Enfermeiro da Qualidade), gestão e elaboração de indicadores, planejamento estratégico e, experiência em diversas Unidades Assistenciais (Pronto Atendimento/Unidade de Terapia Intensiva, Ambulatório e Unidade de Internação). Desenvolve atividades no Hospital intersetores e Inter processos. Pesquisa na área Multidisciplinar nos seguintes temas: representações sociais, enfermagem, estresse, qualidade de vida, educação e ensino em enfermagem, acreditação hospitalar, além de outros temas.

Leonor M Santana, Universidade Estácio de Sá - UNESA

Doutora em Educação pela Universidade Estácio de Sá/UNESA (2022), Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté/UNITAU (2017), Bacharel em Psicologia pela Universidade de Taubaté/UNITAU (1990), com MBA em Gestão de Pessoas (FGV), e especialização - Lato Sensu em Psicomotricidade, Psicopedagogia, Psicossomática. Experiência clinica na área de reabilitação de pessoas com deficiência, e na área de Desenvolvimento e Orientação Profissional. Experiência dm gestão administrativa, técnica e de pessoas, e como auditora interna da Qualidade (ISO 9001). Na área da Educação, experiência como coordenadora do Programa Integral em Secretaria Municipal de Educação. Em EaD, experiência como Coordenadora de Objetos de Aprendizagem e tutora eletrônica. Atualmente atuação como Curadora adjunta de materiais digitais, docente em cursos de Graduação e Pós Graduação e Membro relatora do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade de Taubaté.

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade Estácio de Sá - UNESA / Universidade de Taubaté - UNITAU

Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade Nogueira da Gama (1991), graduação em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1994), mestrado em Sciences de L?Education - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1995), doutorado em Psicologia - Université de Toulouse II (Le Mirail) (1998) e pós-doutorado em Educação na UNICAMP (2003). Atualmente é professora permanente na Universidade de Taubaté (UNITAU) no Programa de Pós Graduação - Mestrado em Desenvolvimento Humano; e na Universidade Estácio de Sá - UNESA, no Rio de Janeiro. Tem experiência em Educação a Distância (Implementação e Gestão de Cursos e Materiais), além de experiência em avaliação institucional e de cursos (SINAES e CEE). É assessora ad hoc da FAPESP e do CNPq, da ANPEPP e do JIRS. É membro de corpo editorial e científico de várias revistas nacionais e internacionais. Trabalhou em Projetos Institucionais: PIBID (Capes) (Construção e Implementação) e Projeto Procampo, de 2009 a 2017. Atua no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá ministrando aulas e orientando mestrandos. Coordena projeto de pesquisa com fomento do CNPq. Atua nas áreas de pesquisa em Psicologia Social, Educação e Educação do Campo, com ênfase em representação social e identidade profissional. Seus temas de interesse concentram-se nas seguintes áreas: representação social; educação do campo, estresse e coping; qualidade de vida no trabalho; e, identidade profissional.

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Publicado
2023-02-07
Como Citar
dos Santos Feitosa, M., M Santana, L., & Maria Querido de Oliveira Chamon, E. (2023). ESTRESSE EM PROFISSIONAIS DE ENFERMAGEM EM TEMPOS DA COVID-19. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 25(1), 1 - 21. https://doi.org/10.33836/interacao.v25i1.746