Cálculo dos coeficientes de perda de carga, utilizando coeficiente de Reynolds e Bernoulli em um escoamento laminar para o aumento da vazão em um pasteurizador de suco.

  • Juliana Karine Moraes Faculdade Integrada de Cataguases
  • Andresa Morais
  • Tiago Bittencourt
  • Marcia Marazzo
  • Zarur Oliveira

Abstract

A produção de alimentos é geralmente praticada em todas as regiões do Brasil, e o maior desafio de todas as empresas é fabricar alimentos saudáveis com o menor risco de contaminação possível. A pasteurização é um dos procedimentos utilizados para diminuição de micro-organismos presentes nos alimentos.  Com tudo, o presente estudo teve como objetivo a realização de cálculos mecânicos para o aumento da vazão de um pasteurizador na empresa de suco e polpas Britvic Ebba situada na cidade de Astolfo Dutra - MG, passando sua vazão de 7860L/h para 9000L/h. Foram coletadas informações de tempo, pressão e velocidade decorrentes do processo, todos os dados foram apurados no processo em tempo real de produção. Os resultados encontrados demonstraram que com a pressão do fluido, a velocidade de saída será menor que a velocidade de início, de acordo com a altura que os tubos de envase do pasteurizador se encontram.

Conclui-se que os métodos mecânicos de análises foram efetivos para a verificação do aumento da vazão do pasteurizador realizado pela empresa.

Published
2021-06-25
How to Cite
Moraes, J. K., Morais, A., Bittencourt, T., Marazzo, M., & Oliveira, Z. (2021). Cálculo dos coeficientes de perda de carga, utilizando coeficiente de Reynolds e Bernoulli em um escoamento laminar para o aumento da vazão em um pasteurizador de suco. Revista Mythos, 14(2), 155-167. https://doi.org/10.36674/mythos.v14i2.486
Section
Research articles