METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR:

REFLEXÕES SOBRE A PRÁTICA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

  • Robson Kerner Coelho dos Santos Grupo Unis
  • Sandra Guedes de Andrade Centro Universitário do Sul de Minas
  • Mariana Aranha de Souza Centro Universitário do Sul de Minas
  • Celso Augusto dos Santos Gomes Centro Universitário do Sul de Minas
  • Alessandro Messias Moreira Centro Universitário do Sul de Minas
  • Maria Auxiliadora Ávila Centro Universitário do Sul de Minas

Abstract

Este artigo tem por objetivo compreender as ações que os professores universitários têm em relação aos estudantes, utilizando (ou não) Metodologias Ativas de Aprendizagem na Educação a Distância. De abordagem qualitativa, esse estudo teve como participantes quatorze docentes do ensino superior privado dos cursos de licenciatura da modalidade a distância de uma instituição de ensino do sul de Minas Gerais. Como instrumento de pesquisa, foi utilizado um questionário, aplicado de forma online, no Google Formulários, com os professores. Os dados coletados foram analisados por meio da técnica da Análise de Conteúdo. Os resultados demonstraram que existem três tipos distintos de respostas relacionadas ao uso das Metodologias Ativas: as relacionadas às estratégias que desenvolvem a autonomia do estudante, as que são consideradas como ferramentas ou complemento ao método tradicional e as que são relacionadas ao reconhecimento como um novo modelo pedagógico. Das metodologias aplicadas em sala de aula, a Aprendizagem Baseada em Problemas está entre as mais utilizadas, seguida de Aprendizagem Baseada em Projetos e Sala de Aula Invertida.

Published
2023-03-27
How to Cite
Kerner Coelho dos Santos, R., Guedes de Andrade, S., Aranha de Souza, M., Augusto dos Santos Gomes, C., Messias Moreira, A., & Auxiliadora Ávila, M. (2023). METODOLOGIAS ATIVAS NO ENSINO SUPERIOR:. Revista Mythos, 19(1), 32-45. https://doi.org/10.36674/mythos.v19i1.758
Section
Research articles