CHALLENGES IN SCHOOL MANAGEMENT AGGRAVATED IN TIMES OF PANDEMIC

Keywords: School Management, Covid-19 pandemic, Challenges

Abstract

The challenges of school management in the context of the Covid-19 pandemic and its impacts on the daily management activities were investigated. Six School Managers of Private Teaching Institutions of Basic Education in the city of Varginha-MG participated in the research. Participants answered an online questionnaire in order to identify the sociodemographic profile of managers, school management concepts and actions in times of pandemic. The Content Analysis technique demonstrated that managers are experienced in the profession and have academic and continuing education compatible with the function they perform. Regarding the concept of Management, they recognize the importance of exercising a Democratic Management, although they mention that some decisions are exclusively the responsibility of the School Manager. Faced with the scenario caused by the Covid-19 pandemic, participants perceived challenges and opportunities. The challenges are related to the difficulties of Financial and Administrative Management and the opportunities to strengthen Pedagogical and People Management, through technological inclusion and the development of a learning community, permeated by the empathy between school and family.

Author Biographies

Luis Gustavo Rabello, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário do Sul de Minas e Pós-graduado em Educação Física Escolar,Treinamento Desportivo e Gestão Educacional. Professor do Curso de Graduação de Educação Física e Professor convidado para os cursos de Pós-graduação, ambos do Centro Universitário do Sul de Minas. Experiência em Gestão Escolar e Universitária, implantação de metodologias avaliativas, currículos de Educação Básica e Ensino Superior. Diretor Kexion Fintech.

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté e Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG e Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância, da Universidade de Taubaté, do Grupo Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias da Universidade de Taubaté e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Ciências e Engenharia - GEPECE, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - USP. Atua também como Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Ensino Híbrido da Universidade de Taubaté. Tem experiência como Orientadora de Pesquisas, Professora Universitária, Professora de Educação Básica e Diretora de Escola. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Didática, Educação à Distância, Tecnologias e Mídias Digitais e Metodologias Ativas de Aprendizagem

Igor da Silva Becati, Centro Universitário do Sul de Minas

Licenciado em Letras Português Inglês, atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional. Atua como professor de projeto social, no qual leciona língua inglesa.

Celso Augusto dos Santos Gomes, Centro Universitário do Sul de Minas

Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". Neste mestrado focou a linha de pesquisa "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva" e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem. Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). É professor no Mestrado Acadêmico em Gestão e Desenvolvimento Regional, atuando na linha de pesquisa Processos Formativos e Desenvolvimento. Atualmente é avaliador do INEP/MEC para cursos de graduação e pós-graduação na área de Música.

References

ALVES, S. M. C.; BARBOSA, M. R. B. Gestão escolar democrática: dimensão diretiva aos processos educacionais significativos Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p.1-16, 2020.

ANDRADE, G. P. S. B.; BARBOSA, L. A.; CARDOSO, M. S.; OLIVIERA, R. M. S. R. Desafios para a construção de práticas docentes em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p.1-11, 2021.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020.

BALDIN, A. M. A.; PEDERSETTU, S.; SILVA, M. B. Educação básica em tempos de pandemia: tentativas para minimizar o impacto do distanciamento e manter o vínculo entre os alunos, as famílias e a escola. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

BORGES, K. R.; FIGUEIREDO, S. T.; AVELINO, W. F. Gestores pedagógicos em escolas de ensino integral no estado de São Paulo durante a Pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 13, p. 69-76, 2021.

COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. de M. P. #Fiqueemcasa: Educação na pandemia da Covid-19. Revista Educação e Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DIODATO, J. R.; LIMA, J. C. S.; SILVA, A. P.; ANDRADE, L. C.; TEMUDO, S. P. Implicações da gestão democrática na construção do projeto político pedagógico e os reflexos da pandemia. VII Congresso Internacional das Licenciaturas, dez. 2021. Disponível em: <https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvl/uploads/1724.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.

FERRAZ, J. P. V.; ABREU, D. C. DE; MOTTA, M. A. Regulação do trabalho pedagógico e escolar em tempo de pandemia. Notandum, n. 56, p. 111-121, 24 fev. 2021.

FIRMINO, M. A. R. Os desafios do gestor escolar em tempos de aprendizagem remota. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p.275-278, 2020.

FRANCO, L. R.; FRANCO, L. S. Educação Especial: reflexões sobre inclusão do estudante com deficiência em tempos de pandemia. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

GABRIEL, N. S.; MARÇAL, G. A.; IMBERNON, R. A. L.; PIOKER-HARA, F. C. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terra e Didática, Campinas/SP, v. 17, n.1, p.1-13,2021.

GATTI, B; et. al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIORDANO, D. X. F. Um olhar sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto da pandemia. Educação Básica Online, v.1, n.1, p. 125-133, jan. 2021.

KIRCHNER, E. A. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus Editora, 2017.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

OLIVEIRA, V. C.; NEVES, O. L; MARTINS, R. N.; SANTOS, I. De repente 4.0: mudanças de paradigma educacional em tempo de pandemia. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

PERES, M. R. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional da UFPE, Recife-PE, v.11 n. 1 p. 20-31, jan./jun. 2020.

PRALON, E. A pandemia com reflexo no clima das instituições educacionais: instabilidade e o acentuado índice de incivilidades nas relações. Cadernos de Educação: Reflexões e Debates, v. 19, n. 38, p. 5-17, 2020.

REIS, J. S.; LEAL, D. A. A importância da democratização digital e seus reflexos na educação mediante a pandemia do COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.10371-10380, jan. 2021.

RIBEIRO, G. S.; ANDRADE JOSÉ, M. C. Gestão escolar e a Covid-19: dinâmicas de trabalho e desafios profissionais durante a pandemia de 2020. In: SILVA, A. J. N.; BOMFIM, A. L. (orgs.). Militância política e teórico-científica da educação no Brasil. Ponta Grossa/PR: Atena, 2020.

SILVA, G.; SILVA, A. V.; GOMES, E. P. S. A gestão escolar em tempos de pandemia na capital alagoana. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, n. 1, jan. 2021.

SILVA, J. A. D.; WEINMAN, C. Os desafios de uma gestão democrática em tempos de pandemia na escola pública. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VALLE, P. D.; MARCOM, J. L. R. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (Org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

Published
2021-12-28
How to Cite
Rabello, L. G., de Souza, M. A., da Silva Becati, I., & dos Santos Gomes, C. A. (2021). CHALLENGES IN SCHOOL MANAGEMENT AGGRAVATED IN TIMES OF PANDEMIC. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(2), 100 - 124. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.647