DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR AGRAVADOS EM TEMPOS DE PANDEMIA

Palavras-chave: Gestão Escolar, Pandemia do Covid-19, Desafios

Resumo

Os desafios da gestão escolar no contexto da pandemia do Covid-19 e seus impactos no cotidiano das atividades de gestão foram investigados. Participaram da pesquisa seis Gestores Escolares de Instituições de Ensino Privadas de Educação Básica do município de Varginha-MG. Os participantes responderam a um questionário online com o objetivo de identificar o perfil sociodemográfico dos gestores, as concepções de gestão escolar e a atuação em tempos de pandemia. A técnica da Análise de Conteúdo demonstrou que os gestores são experientes na profissão e possuem formação acadêmica e continuada compatível com a função que exercem. Em relação à concepção de Gestão, reconhecem a importância de se exercer uma Gestão Democrática, embora mencionem que algumas decisões competem, exclusivamente, ao Gestor Escolar. Diante do cenário ocasionado pela pandemia da Covid-19, os participantes perceberam desafios e oportunidades. Os desafios estão relacionados às dificuldades de Gestão Financeira e Administrativa e as oportunidades em fortalecer a Gestão Pedagógica e de Pessoas, por meio da inclusão tecnológica e do desenvolvimento de uma comunidade de aprendizagem, permeada pela empatia entre escola e família.

Biografia do Autor

Luis Gustavo Rabello, Centro Universitário do Sul de Minas

Possui graduação em Educação Física (Licenciatura e Bacharelado) pelo Centro Universitário do Sul de Minas e Pós-graduado em Educação Física Escolar,Treinamento Desportivo e Gestão Educacional. Professor do Curso de Graduação de Educação Física e Professor convidado para os cursos de Pós-graduação, ambos do Centro Universitário do Sul de Minas. Experiência em Gestão Escolar e Universitária, implantação de metodologias avaliativas, currículos de Educação Básica e Ensino Superior. Diretor Kexion Fintech.

Mariana Aranha de Souza, Universidade de Taubaté e Centro Universitário do Sul de Minas

Doutora em Educação: Currículo (2011) e Mestre em Educação: Currículo (2006) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Graduada em Pedagogia pela Faculdade Maria Augusta Ribeiro Daher (2001). Atualmente é Professora Permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG e Professora do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté. É pesquisadora do GEPI (Grupo de Estudos e Pesquisas em Interdisciplinaridade) da PUC/SP, do Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância, da Universidade de Taubaté, do Grupo Educação: desenvolvimento profissional, diversidades e metodologias da Universidade de Taubaté e do Grupo de Estudos e Pesquisas de Ensino de Ciências e Engenharia - GEPECE, da Escola de Engenharia de Lorena da Universidade de São Paulo - USP. Atua também como Coordenadora dos Cursos de Especialização em Psicopedagogia, Gestão Escolar e Metodologias Ativas de Aprendizagem e Ensino Híbrido da Universidade de Taubaté. Tem experiência como Orientadora de Pesquisas, Professora Universitária, Professora de Educação Básica e Diretora de Escola. Atua principalmente com os seguintes temas: Interdisciplinaridade, Formação de Professores, Currículo, Gestão Escolar, Didática, Educação à Distância, Tecnologias e Mídias Digitais e Metodologias Ativas de Aprendizagem

Igor da Silva Becati, Centro Universitário do Sul de Minas

Licenciado em Letras Português Inglês, atualmente é Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Gestão e Desenvolvimento Regional. Atua como professor de projeto social, no qual leciona língua inglesa.

Celso Augusto dos Santos Gomes, Centro Universitário do Sul de Minas

Concluiu doutorado em Educação pela UNIMEP com bolsa da FAPEMIG pesquisando a constituição de saberes e fazeres de professores de música que atuam no ensino superior (licenciatura) na modalidade EaD. Tem mestrado em Tecnologias da Inteligência e Design Digital pela PUC-SP sob a área de concentração: "Processos Cognitivos e Ambientes Digitais". Neste mestrado focou a linha de pesquisa "Aprendizagem e Semiótica Cognitiva" e com bolsa CAPES/PROSUP pesquisou por recursos tecnológicos ubíquos e pervasivos em processos cooperativos de ensino e aprendizagem. Tem Licenciatura em Música e Bacharelado em Música pelo Centro Universitário das Faculdades Integradas Alcântara Machado (2003). É professor no Mestrado Acadêmico em Gestão e Desenvolvimento Regional, atuando na linha de pesquisa Processos Formativos e Desenvolvimento. Atualmente é avaliador do INEP/MEC para cursos de graduação e pós-graduação na área de Música.

Referências

ALVES, S. M. C.; BARBOSA, M. R. B. Gestão escolar democrática: dimensão diretiva aos processos educacionais significativos Research, Society and Development, v. 9, n. 4, p.1-16, 2020.

ANDRADE, G. P. S. B.; BARBOSA, L. A.; CARDOSO, M. S.; OLIVIERA, R. M. S. R. Desafios para a construção de práticas docentes em tempo de pandemia. Research, Society and Development, v. 10, n. 1, p.1-11, 2021.

ARRUDA, E. P. Educação remota emergencial: elementos para políticas públicas na educação brasileira em tempos de Covid-19. EmRede - Revista de Educação a Distância, v. 7, n. 1, p. 257-275, 15 maio 2020.

BALDIN, A. M. A.; PEDERSETTU, S.; SILVA, M. B. Educação básica em tempos de pandemia: tentativas para minimizar o impacto do distanciamento e manter o vínculo entre os alunos, as famílias e a escola. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

BORGES, K. R.; FIGUEIREDO, S. T.; AVELINO, W. F. Gestores pedagógicos em escolas de ensino integral no estado de São Paulo durante a Pandemia da Covid-19. Boletim de Conjuntura (BOCA), Boa Vista, v. 5, n. 13, p. 69-76, 2021.

COUTO, E. S.; COUTO, E. S.; CRUZ, I. de M. P. #Fiqueemcasa: Educação na pandemia da Covid-19. Revista Educação e Interfaces Científicas, v. 8, n. 3, p. 200–217, 2020.

CRESWELL, J. W. Projeto de pesquisa: métodos qualitativo, quantitativo e misto. 2. ed. Porto Alegre: Artmed, 2010.

DIODATO, J. R.; LIMA, J. C. S.; SILVA, A. P.; ANDRADE, L. C.; TEMUDO, S. P. Implicações da gestão democrática na construção do projeto político pedagógico e os reflexos da pandemia. VII Congresso Internacional das Licenciaturas, dez. 2021. Disponível em: <https://cointer.institutoidv.org/smart/2020/pdvl/uploads/1724.pdf>. Acesso em: 10 mar. 2021.

FERRAZ, J. P. V.; ABREU, D. C. DE; MOTTA, M. A. Regulação do trabalho pedagógico e escolar em tempo de pandemia. Notandum, n. 56, p. 111-121, 24 fev. 2021.

FIRMINO, M. A. R. Os desafios do gestor escolar em tempos de aprendizagem remota. Pedagogia em Ação, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p.275-278, 2020.

FRANCO, L. R.; FRANCO, L. S. Educação Especial: reflexões sobre inclusão do estudante com deficiência em tempos de pandemia. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

GABRIEL, N. S.; MARÇAL, G. A.; IMBERNON, R. A. L.; PIOKER-HARA, F. C. O retorno às aulas no pós-pandemia: estudo de caso e análise comparativa entre o ensino público e o ensino privado. Terra e Didática, Campinas/SP, v. 17, n.1, p.1-13,2021.

GATTI, B; et. al. Professores do Brasil: novos cenários de formação. Brasília: UNESCO, 2019.

GIORDANO, D. X. F. Um olhar sobre o trabalho dos gestores escolares no contexto da pandemia. Educação Básica Online, v.1, n.1, p. 125-133, jan. 2021.

KIRCHNER, E. A. Vivenciando os desafios da educação em tempos de pandemia. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

LIBÂNEO, J. C. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. 6. ed. São Paulo: Heccus Editora, 2017.

LÜCK, H. Dimensões de gestão escolar e suas competências. Curitiba: Editora Positivo, 2009.

LÜCK, H. Concepções e processos democráticos de gestão educacional. 9. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M. Fundamentos da metodologia científica. 8 ed. São Paulo: Atlas, 2017.

OLIVEIRA, V. C.; NEVES, O. L; MARTINS, R. N.; SANTOS, I. De repente 4.0: mudanças de paradigma educacional em tempo de pandemia. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

PERES, M. R. Novos desafios da gestão escolar e de sala de aula em tempos de pandemia. Revista Administração Educacional da UFPE, Recife-PE, v.11 n. 1 p. 20-31, jan./jun. 2020.

PRALON, E. A pandemia com reflexo no clima das instituições educacionais: instabilidade e o acentuado índice de incivilidades nas relações. Cadernos de Educação: Reflexões e Debates, v. 19, n. 38, p. 5-17, 2020.

REIS, J. S.; LEAL, D. A. A importância da democratização digital e seus reflexos na educação mediante a pandemia do COVID-19. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v.7, n.1, p.10371-10380, jan. 2021.

RIBEIRO, G. S.; ANDRADE JOSÉ, M. C. Gestão escolar e a Covid-19: dinâmicas de trabalho e desafios profissionais durante a pandemia de 2020. In: SILVA, A. J. N.; BOMFIM, A. L. (orgs.). Militância política e teórico-científica da educação no Brasil. Ponta Grossa/PR: Atena, 2020.

SILVA, G.; SILVA, A. V.; GOMES, E. P. S. A gestão escolar em tempos de pandemia na capital alagoana. Jornal de Políticas Educacionais, v. 15, n. 1, jan. 2021.

SILVA, J. A. D.; WEINMAN, C. Os desafios de uma gestão democrática em tempos de pandemia na escola pública. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (orgs.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

THIOLLENT, M. Pesquisa-ação nas organizações. 2.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

VALLE, P. D.; MARCOM, J. L. R. Desafios da prática pedagógica e as competências para ensinar em tempos de pandemia. 2020. In: PALÚ, J.; SHUTZ, J. A.; MAYER, L. (Org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020.

Publicado
2021-12-28
Como Citar
Rabello, L. G., de Souza, M. A., da Silva Becati, I., & dos Santos Gomes, C. A. (2021). DESAFIOS DA GESTÃO ESCOLAR AGRAVADOS EM TEMPOS DE PANDEMIA. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(2), 100 - 124. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.647