O EMPREGO DA LOUSA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARGIRITA/MG - BRASIL

Abstract

The presence and the frequent use of Information and Communication Digital Technologies (ICDT) has induced transformations in society in the contemporary world, which favors information and knowledge exchange. In order to keep up with these innovating paths, education needs to keep track of these changes. In this context, this article aims to present innovative pedagogical practices connected to the use of the Digital Board in Nursery Education considering a public school in the city of Argirita, in Minas Gerais countryside. The study uses a qualitative approach, applying the Case Study method. In data analysis, interviews, observations and reflections of the authors who guided the study were used. As a result, it was found that the integration of the Digital Board in the pedagogical practices of teachers in Nursery Education is favorable as contribution and motivation for both teachers and students, which adds to building new ways of teaching and learning through digital languages.

Author Biographies

Priscila Costa Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora pelo Programa de Educação: Currículo na linha de pesquisa de Novas Tecnologias em Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Período de co-tutela (sanduíche) na The Open University. Mestre pelo Programa de Pós - Graduação em Psicologia do Desenvolvimento Humano e Saúde do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília. Especialista em Educação a Distância pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC. Graduada em Pedagogia pela Universidade de Brasília. Desenvolve trabalhos nas áreas de Educação a Distância, Formação de Professores, Integração das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) aos contextos de aprendizagem, Políticas Públicas e Avaliação Educacional. Possui experiência como Coordenadora, Supervisora e Professora em contextos presenciais e a distância, Revisão Pedagógica e Designer Instrucional.

André Felipe Costa Santos, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Docente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação da Universidade Estácio de Sá (UNESA) e Coordenador da linha de pesquisa em Representações Sociais e Práticas Educativas. Professor adjunto da Miami University of Science and Technology (Must), Florida, Estados Unidos (EUA). Pós-doutorando, Doutor e Mestre em Educação, com ênfase em Psicologia da Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Realizou estágio doutoral na Universidade Nacional Autônoma do México (UNAM- Morelos). Especialista em Supervisão/ Orientação Educacional pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Graduado em Pedagogia pela Universidade de Brasília (UnB), com período de mobilidade acadêmica na Universidade de Lisboa (UL), Portugal. Atua nos grupos de pesquisas: Núcleo de Pesquisa Internacional em Representações Sociais (NEARS/ PUC-SP) e Cultura, Educação e Representações Sociais (CERES) - ambos certificados pelos CNPq. É membro da Rede de Pesquisa em Paz, Conflitos e Estudos Críticos de Segurança (PCECS) e da Red Iberoamericana de Investigación en Imaginarios y Representaciones (RIIR). Pesquisador associado do Centro Internacional de Estudos em Representações Sociais e Subjetividade-Educação (CIERS-ed/FCC) da Fundação Carlos Chagas (FCC).Tem experiência na área de Psicologia da Educação; Psicologia Social na Educação; Avaliação Educacional; Metodologias de Pesquisa e Ensino; Ciências Sociais na Educação, Direitos Humanos e Educação; Educação para a Paz.

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Published
2022-12-26
How to Cite
Zaiter, A. R. C., Santos, P. C., & Santos, A. F. C. (2022). O EMPREGO DA LOUSA DIGITAL NA EDUCAÇÃO INFANTIL PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARGIRITA/MG - BRASIL. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(3), 42 - 59. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i3.724