A GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO

um estudo sobre servidores do Distrito Federal (DF)

  • João Francisco Sarno Carvalho IFNMG
  • Rita Lauane Alves Rodrigues UFMG
Palavras-chave: Organizações, Serviço público, Gestão de Pessoas

Resumo

Com os fenômenos e avanços das últimas décadas, é perceptível que as organizações, tanto privadas quanto públicas, estão cada vez mais em busca de novas formas de gestão para alcançar resultados satisfatórios, atingir a missão institucional e com o intuito de melhorar o desempenho para o atendimento das necessidades dos clientes de qualidade. É notável que, para obter o sucesso das organizações modernas, é preciso muito investimento nas pessoas, com o aproveitamento e desenvolvimento do capital intelectual. No serviço público, a gestão de pessoas busca adequar a administração à realidade dos servidores públicos. O principal objetivo dessa pesquisa é analisar a gestão de pessoas no serviço público em uma organização do setor de educação localizada no Distrito Federal Como metodologia foi utilizada a pesquisa qualitativa, onde após a realização da pesquisa foram tabulados os dados e analisados. Para a realização da pesquisa foi utilizado o método de questionário. Atualmente, a necessidade e obtenção de servidores com boas formações, capacitações e motivados é essencial para os órgãos, pois, existe uma grande cobrança em relação à eficiência dos mesmos para uma sociedade que está cada vez mais consciente sobre o papel do Estado. 

Referências

BARZELAY, Michael. Gestão pública na prática. Entrevista. sp.gov (versão eletrônica), São Paulo, n. 6, set. 2005. Disponível em: . Acesso em: 15 de set. 2019.

BERGUE, S. T. Gestão de pessoas em organizações públicas. Caxias do Sul: EDUCS, 2007.

____________. Comportamento organizacional. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração/UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2010.

BERGAMINI, Cecilia; CODA, Roberto. Motivação e Liderança nas Organizações. L.E.D. São Paulo: Atlas, 1997.

BRANHAM, L. Motivando as pessoas que fazem a diferença. São Paulo: Campus, 2002.

CARVALHO, Antônio Vieira; NASCIMENTO, Luiz Paulo. Administração de Recursos Humanos. São Paulo: Pioneira, 1997.

CHIAVENATO, I. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

______________. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 2000.

______________. Gerenciando pessoas: como transformar gerentes em gestores de pessoas. 4. ed. São Paulo: Prentice Hall, 2003.

______________. Gestão de Pessoas. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

______________. Gestão de Pessoas: O novo papel dos recursos humanos nas organizações. 4ª ed. São Paulo: Manole ,2014.

CLARO, Maria Marcela Fernández de. Gestão de pessoas. Centro Universitário Leonardo da Vinci. Grupo Uniasselvi. Indaial: Asselvi, 2009.

COSTA, Carlos Eduardo da. Os processos de gestão de pessoas. 2009. Disponível em:< https://administradores.com.br/artigos/os_processos_de_gestao_de_pessoas/21325> . Acesso em 23 de nov. de 2019 às 14h52.

DE MELLO, Celso Antônio Bandeira. Curso de Direito Administrativo. 25. ed. São Paulo: Malheiros, 2008.

DE PAULA, Vilson Vieira; NOGUEIRA, Giulia de Mendonça. A importância da área de gestão de pessoas, para o sucesso da organização. XII Congresso Nacional de Excelência em
Gestão. 2016. Disponível em: < http://www.inovarse.org/sites/default/files/T16_047.pdf>. Acesso em: 16 de out. de 2019.

DUTRA, Joel Souza, Gestão de Pessoas: modelo, processos, tendências e perspectivas, São Paulo: Atlas, 2002;

FERRAREZI, Elisabete; TOMACHESKI, João A. Mapeamento da oferta de capacitação nas escolas de governo no Brasil: gestão da informação para fortalecimento da gestão pública. Revista do Serviço Público, v. 61, n. 3, p. 287-303, 2010.

FISCHER, A. L. Um resgate conceitual e histórico dos modelos de gestão de pessoas. 7ª ed. In: FLEURY, M. T. L. (Org.). As pessoas na organização. Rio de Janeiro: Gente, 2002.

FREITAS, J. C. T. Estratégia Organizacional: Utilizando a política de Treinamento e Desenvolvimento como Vantagem Competitiva. IX Seget – Simpósio de Excelência em Gestão Tecnologia, 2012.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

_______________. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

GONÇALVES, Elisa Pereira. Iniciação à pesquisa científica. Campinas, SP: Editora Alínea, 2001.

GRAMIGNA, Maria Rita. Modelo de competências e gestão dos talentos. 2° ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

KNAPIK, J. Gestão de Pessoas e Talentos. Curitiba: Ibpex, 2008.

LOCKE, E. A. A natureza e as causas da satisfação no trabalho. In: DUNNETTE M. D. (ed.). Manual de psicologia industrial e organizacional. Chicago: Rand McNally, 1976

LÜDKE, Menga e ANDRÉ, Marli E. D. A. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: EPU, 1986.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia cientifica. São Paulo: Editora Atlas, 2003. 5ª ed.

MAXIMIANO, Antonio César Amauru. Teoria geral da administração: da escola cientifica à competitividade em economia globalizada. São Paulo: Atlas, 1997.

________________. Teoria geral da administração: da escola científica à competitividade na economia globalizada. São Paulo: Atlas, 2004.

________________. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. 6ª ed. São Paulo: Atlas, 2006.

MINAYO, M. C. S. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

SANTOS, Deisy Raianny Cruz dos. A gestão de pessoas no ministério dos transportes. 2009. 159 f. Monografia (Curso de Administração com ênfase em Marketing) –Faculdade Cenecista de Brasília – Cnec, Ceilândia, 2009.

SANTOS, V. D.; CANDELORO, R. J. Trabalhos Acadêmicos: Uma orientação para a pesquisa e normas técnicas. Porto Alegre/RS: AGE Ltda, 2006.

SCHIKMANN, R. Gestão estratégica de pessoas: bases para a concepção do curso de especialização em gestão de pessoas no serviço público. In: Camões, M. R. de S.; Pantoja, M. J.; Bergue, S. T. (Orgs.). Gestão de pessoas: bases teóricas e experiências no setor público. Brasília: Enap, 2010.

TRIVIÑOS, A. N. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.

VAZ, Sulamita Poloniato. Moderna Gestão de Pessoas: Executive coaching como ferramenta dentro do planejamento estratégico. Revista científica facmais, volume IX, número II, 2017/1º semestre. 2017.

VILAS, B.; ANA, A.; BERNARDES, A.; RUI, O. Gestão estratégica de pessoas .1ª Ed. São Paulo: Elsevier, 2009.
Publicado
2020-03-09
Como Citar
Sarno Carvalho, J. F., & Rodrigues, R. L. A. (2020). A GESTÃO DE PESSOAS NO SERVIÇO PÚBLICO. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(1), 16 - 42. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i1.288