CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR DA EJA

  • Elizabete Ramalho Procópio Faculdades Integradas de Cataguases https://orcid.org/0000-0002-7827-914X
  • Georgina Maria Faria Mucci Faculdades Integradas de Cataguases
  • Juliana de Paula Iennaco Faculdades Integradas de Cataguases
Palavras-chave: Formação Docente, EJA, Alfabetização, Residência Pedagógica

Resumo

Este artigo buscou analisar e discutir as práticas pedagógicas desenvolvidas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), pelos acadêmicos (residentes) do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Cataguases, participantes do Programa Residência Pedagógica (CAPES), bem como verificar as contribuições do programa para a formação docente. O programa foi realizado em uma escola pública em Cataguases – MG, e oportunizou aos acadêmicos de Pedagogia a experimentarem in loco as vivências e a dinâmica de uma sala de aula, supervisionados por professores da IES e da escola envolvida, além de possibilitar um exitoso estágio curricular. Essa imersão na educação básica permitiu ao residente uma relação reflexiva na construção de seu fazer docente. Os dados foram obtidos por meio da análise dos relatórios dos residentes, e de artigos sobre a temática de formação de professores, embasados nas discussões de autores referência na área. As bases da teoria de Paulo Freire direcionaram a práxis dos residentes/ acadêmicos. Para os discentes da escola campo, a presença dos residentes na sala de aula permitiu aos mesmos um atendimento mais específico. Pode-se dizer que no bojo do desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica com alunos da EJA, os residentes obtiveram uma maior propriedade sobre as características dessa modalidade de ensino, e uma melhor percepção dos desafios para atuar na alfabetização de jovens e adultos na atualidade.

Biografia do Autor

Elizabete Ramalho Procópio, Faculdades Integradas de Cataguases

Mestre em Educação pela UFJF, Faculdades Integradas de Cataguases / Grupo Unis, Cataguases, Universidade do Estado de Minas Gerais UEMG, MG.

Georgina Maria Faria Mucci, Faculdades Integradas de Cataguases

Doutora em Ciências Biológicas pela UNESP , Faculdades Integradas de Cataguases / Grupo Unis, Cataguases, Faculdades Sudamérica, Cataguases, MG, Brasil.

Juliana de Paula Iennaco, Faculdades Integradas de Cataguases

Mestre em Letras pela PUC-Minas, Faculdades Integradas de Cataguases / Grupo Unis, Cataguases, MG, Brasil.

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Publicado
2021-04-26
Como Citar
Procópio, E. R., Mucci, G. M. F., & Iennaco, J. de P. (2021). CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NA FORMAÇÃO DO ALFABETIZADOR DA EJA. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(1), 25 - 37. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i1.435