POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES INICIANTES EM SOBRAL/CE

Palavras-chave: Formação Continuada, Políticas Educacionais, Professores iniciantes

Resumo

O município de Sobral/CE vem protagonizando um espetacular caso de melhora de desempenho dos estudantes no Ensino Fundamental, a despeito do preocupante estado da educação no Brasil. Este estudo tem por objetivos: conhecer as políticas de formação continuada para os professores iniciantes deste município; analisar os dados oficiais das avaliações externas e; discutir a possibilidade de modelização dessa organização educacional. Estrutura-se como de natureza aplicada e descritiva, de levantamento bibliográfico, com abordagem qualitativa. Foram utilizados como instrumentos para a coleta de dados a entrevista e os formulários elaborados pelas autoras nas suas teses de doutoramento sobre o tema. Para análise dos dados coletados utilizou-se a técnica de análise de Conteúdo. Os resultados demonstram que a cultura organizacional e sedimentada em políticas públicas nesse município já está formalizada na legislação, apoia todo o sistema educacional e direciona os trabalhos diários nas escolas com o público-alvo, que são professores e alunos. Verificou-se a continuidade dessa política, diferentemente do que se observa em outras regiões e municípios. As políticas públicas de formação inicial de Sobral repercutiram na vida do professor e do aluno, já que a ampliação do repertório cultural de um amplia a do outro. O incentivo a cada dia e a busca pelo melhor que se pode oferecer para os alunos fez parte desse projeto.

Biografia do Autor

Zuleika Zamoner, Universidade de Taubaté - Unitau

Possui graduação em História pela UNOESC - Campus Chapecó - SC (1999), Pós Graduação Latu Sensu em História, Cidade, Cultura e Poder pela UNOCHAPECÓ - SC (2003) e graduação em Pedagogia pela UNIGRAN - MS (2010). Tem experiência na gestão de projetos, professora da disciplina de História no ensino fundamental, médio e EJA, professora com anos iniciais e idosos, professora de sala de informática e gestão escolar. Atualmente trabalha na EE Prof Nelson Ferreira da Silva, efetiva e na EMEF Norma de Conti Simão, efetiva, ambas em São José dos Campos - SP e é Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté - UNITAU - SP . Participa do grupo de pesquisa "Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância" e sua linha de pesquisa é Formação docente e desenvolvimento profissional e Saberes e práticas no uso de tecnologias em educação.

Lilian Flávia Anorozo Nunes , Universidade de Taubaté – Unitau.

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté  – UNITAU – SP, é graduada em Pedagogia (UNICID) e em Direito (UNITAU). Atualmente é estatutária da Prefeitura Municipal de Ubatuba e sua linha de pesquisa é a Formação Docente e Desenvolvimento Profissional.

Thiago Rocha Amaro, Universidade de Taubaté – Unitau.

Mestre em Educação pela Universidade de Taubaté – UNITAU – SP e graduado em Educação Física (UNITAU), sua linha de pesquisa é a Formação Docente e Desenvolvimento Profissional.

Patrícia Ortiz Monteiro , Universidade de Taubaté – Unitau.

Doutora em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté – UNITAU – SP  e Professora do Mestrado em Educação e em Desenvolvimento Humano da Universidade de Taubaté, participa dos grupos de pesquisas “Núcleo de Estudos e Pesquisas Interdisciplinares em Saberes e Práticas em Educação à Distância” e o GT de Representações Sociais da ANPEPP.

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Publicado
2021-07-10
Como Citar
Zamoner, Z., Anorozo Nunes , L. F., Rocha Amaro, T., & Ortiz Monteiro , P. (2021). POLÍTICAS DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES INICIANTES EM SOBRAL/CE. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(1), 78-94. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i1.519