Representações sociais da formação do graduado em Moda por empresários do setor

Palavras-chave: Empresários, Graduação em Moda, Moda, Representações Sociais

Resumo

O objetivo do estudo é investigar representações sociais da formação do graduado em Moda por empresários do setor no Rio de Janeiro. A pesquisa fundamentou-se na Teoria das Representações Sociais (TRS) e em estudos do campo da moda. Foram entrevistados 20 empresários de moda, sendo 10 com formação em Moda (Grupo 1) e 10 sem essa formação (Grupo 2). O material das entrevistas foi analisado com apoio da análise de conteúdo temática, complementada com repostas às seguintes questões: 1) “Se você fosse diretor (a) de uma escola de formação em Moda, como seria o seu curso? ”; e 2) “O que vem à sua mente quando eu digo ‘primeira imagem do graduado em Moda’? ”. A análise do conjunto desse material permitiu a proposição de um modelo figurativo da representação social da formação do graduado em Moda para cada um dos grupos. Para o Grupo I, a representação se objetiva em “insuficiência na formação do graduado em Moda” e para o Grupo 2 em “aprendizagem acontece no mundo do trabalho”, podendo por vezes prescindir da formação acadêmica. Os resultados apontaram para o pouco diálogo entre cursos de graduação em Design de Moda e o empresariado do setor, contudo, mostraram possibilidades de aproximação entre essas duas áreas, universidade e mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Rose Mary Mariano Rodrigues, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Mestre em Educação, consultora de empresas, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, rosemary.mariano@gmail.com

Rita de Cássia Pereira Lima, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutora em Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estácio de Sá (Unesa-RJ), Rio de Janeiro, RJ, Brasil, ritaplima2008@gmail.com

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Publicado
2020-11-02
Como Citar
Rodrigues, R. M. M., & Lima, R. de C. P. (2020). Representações sociais da formação do graduado em Moda por empresários do setor. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(2), 128 - 142. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i2.370
Seção
Artigos Regulares