PLANEJAMENTO DAS LICITAÇÕES

UM ESTUDO DE CASO EM UMA EMPRESA PÚBLICA

Palavras-chave: Gestão Pública, Planejamento, Licitações

Resumo

O trabalho objetivou estruturar a melhor maneira para se planejar as licitações, que são as compras realizadas pela Administração Pública, buscando sugestões para agilizar seus processos por meio da organização, sem infringir nenhuma lei, norma ou regra vigente, para que o setor solicitante receba adequadamente o que foi pedido em tempo hábil, prezando também pela economicidade dos recursos disponíveis. Para isso, foi feito um estudo de caso em uma empresa pública, onde foram verificadas as características específicas dos processos licitatórios e os fluxos de informações pelos quais eles passam. Verificou-se que, conhecendo o fluxo do processo, padronizando a forma de se fazer os pedidos de compras, marcando o tempo máximo em que a pasta permanece no responsável atual e utilizando um calendário anual de compras, é possível reduzir o tempo de entrega dos itens e dos serviços prestados. Como considerações finais foi constatado que seria necessário o acompanhamento da rotina em um setor de compras para saber até onde os funcionários conhecem o processo, até mesmo para sugestão de melhorias, considerando os entraves existentes.

Biografia do Autor

Felipe Lopes Pena, UFMG

Especialista em Gestão Pública pela UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte

João Francisco Sarno Carvalho, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG), campus Araçuaí (MG)

Professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico (EBTT) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Norte de Minas Gerais (IFNMG) campus Araçuaí (MG). Doutor em Inovação Tecnológica pelo ICEx/UFMG (2020) . Mestre em Desenvolvimento, Tecnologias e Sociedade pela UNIFEI (2016) na linha de pesquisa em Desenvolvimento e Sociedade.

Sheldon William Silva, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós Graduação em Administração da Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais.

Giovani Brandão Mafra de Carvalho, Universidade Estadual de Feira de Santana, UEFS

Professor Titular na Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. Professor/orientador nos seguintes programas de pós-graduação: Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia da UEFS-FIOCRUZ /Ba, Pós-Doutorado na Faculdade de Engenharia de Alimentos - FEA, da Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP. Doutor em Biotecnologia Industrial pela Universidade de São Paulo - USP / EEL, com Doutorado Sandwich no Departamento de Engenharia Biológica da Universidade do Minho / UMinho - Portugal. Possui Mestrado em Biotecnologia Industrial na USP-Lorena e Graduação em Engenharia Industrial Química pela mesma universidade (extinta Faenquil). É coordenador do Núcleo de Inovação em Tecnologias de Fermentação.

Referências

BATISTA, Marco Antonio Cavalcanti; MALDONADO, José Manuel Santos de Varge. O papel do comprador no processo de compras em instituições públicas de ciência e tecnologia em saúde (C&T/S). Revista de Administração Pública, v. 42, n. 4, p. 681-699, 2008.

BIANCHI, Anna Cecília de Moraes; ALVARENGA, Marina; BIANCHI, Roberto. Manual de Orientação: estágio supervisionado. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

BLANCHET, Luiz Alberto. Roteiro prático das licitações. Curitiba: Juruá, 2009.

BRASIL, Senado Federal. Constituição da república federativa do Brasil. Brasília: Senado Federal, Centro Gráfico, 1988.

BRASIL, Constituição. Lei nº. 8.666, de 21 de junho de 1993. Institui Normas para Licitações e Contratos da Administração Pública e dá outras providências, 1993.

BRASIL, Constituição. Lei nº 10.520, de 17 de julho de 2002. Institui, no âmbito da União, Estados, Distrito Federal e Municípios, nos termos do art., v. 37, 2002.

CARVALHO, João Francisco Sarno; PIMENTA, Carlos Alberto Máximo; OLIVEIRA, Silas Dorival de. Entre a Ciência e a Complexidade dos Novos Objetos de Pesquisa: a construção interdisciplinar de uma metodologia de pesquisa científica. ECCOM - EDUCAÇÃO, CULTURA E COMUNICAÇÃO, v. 9, p. 105-116, 2018.

DI PIETRO, Maria Sylvia. Direito administrativo. São Paulo: Atlas, 2000.

GUIMARÃES, Eduardo dos Santos. Manual de planejamento das licitações públicas. Curitiba: Juruá, 2012.

MARCONI, M. De A.; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

MINAS GERAIS. Portal de Compras do Estado de Minas Gerais, 2019. Disponível em: <http://www.compras.mg.gov.br/>. Acesso em: 8 mar. 2020.

MOTTA, Carlos Pinto Coelho. Eficácia nas Licitações e Contratos. Belo Horizonte: Del Rey, 2011.

NIEBUHR, Joel de Menezes. Pregão Presencial e Eletrônico. 4. ed. rev., atual. e ampl. Curitiba: Zênite, 2006.

RAPOSO, Matheus Hortas et al. A importância do planejamento de compras para a gestão estratégica de suprimentos. Compras públicas estaduais–Boas práticas brasileiras, 2016.

RIGOLIN, Ivan Barbosa; BOTTINO, Marco Tullio. Manual prático das licitações: (lei n. 8.666, de 21 de junho de 1993). São Paulo: Saraiva, 2009.

TOLOSA FILHO, Benedicto. Licitações: comentários, teoria e prática: lei no. 8.666/93, com as alterações, lei no. 8.883/94, Emenda Constitucional nº 6/95, medidas provisórias e legislação complementar, decisões de tribunais de contas, exemplos. Forense, Editora: 2000.

VIANNA, Eduardo Horn; BOSELLI, Felipe. Quando a falta de planejamento da administração pública interfere no atendimento ao interesse público. Revista Empreendedorismo e Sustentabilidade, v. 1, n. 1, 2016.

YIN, Robert K. The abridged version of case study research. L. Bickman, DJ Rog, eds. Handbook of applied social research methods, p. 229-260, 1998.

Publicado
2021-06-14
Como Citar
Pena, F. L., Carvalho, J. F. S., Silva, S. W., & Carvalho, G. B. M. de. (2021). PLANEJAMENTO DAS LICITAÇÕES. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(1), 48 - 60. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i1.422