O ensino médio profissionalizante e seus desdobramentos

Produção brasileira recente

Palavras-chave: Ensino Médio, Ensino Médio Profissionalizante, Jovem, Trabalho

Resumo

A presente pesquisa foi realizada com o objetivo de evidenciar estudos realizados sobre as às percepções e/ou necessidades dos jovens do Ensino Médio sobre a vida, o estudo e o trabalho Ensino Médio profissionalizante. Para busca de referências sobre a temática, foram utilizados os seguintes descritores relacionados ao tema: Ensino profissionalizante, Ensino Médio profissionalizante, Representações sociais do Ensino Médio, Jovem e trabalho e Representações sociais do jovem. Realizaram-se pesquisas, na base de dados Scientific Electronic Library Online (SciELO); na base Google Acadêmico; e na base da Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Os trabalhos apresentados trouxeram diferentes perspectivas em relação a esse formato de Ensino Médio. Dentre elas destacaram-se: relação com o ingresso no mercado de trabalho; abordagem da questão do curso técnico ofertado aos alunos de baixa renda como o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (PRONATEC), que visava ao ingresso do jovem no mercado de trabalho complementando a renda do bolsa família; atribuição de resultados positivos no ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) às escolas técnicas como ETECs (Escolas Técnicas e Profissionais) e sua boa gestão; a dificuldade em integrar o Ensino Médio regular e o ensino profissionalizante; por fim, as perspectivas de jovens do campo em relação ao futuro. Concluiu-se que os estudos abordados, dadas as suas singularidades, ainda que pertinentes à mesma temática, são importantes para uma reflexão em relação a essa etapa de ensino, contribuindo para mudanças que ocorrerão a partir da proposta do novo Ensino Médio.

Biografia do Autor

Rosemary Prado Lopes Silva, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestre em Desenvolvimento Humano, UNITAU, Taubaté, SP, Brasil, rosepradolopes@gmail.com

Edna Maria Querido de Oliveira Chamon, Universidade de Taubaté (UNITAU) e Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Pós-doutorado em Educação, UNICAMP, São Paulo, SP, Brasil, edna.chamon@gmail.com

Suellen Patareli Miragaia, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestre em Educação, UNITAU, Taubaté, São Paulo, SP, Brasil, patareli@hotmail.com

Leonor M Santana, Universidade Estácio de Sá (UNESA)

Doutoranda em Educação, UNESA, Rio de Janeiro, RJ, Brasil, leonor.santana@gmail.com

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Publicado
2020-10-29
Como Citar
Prado Lopes Silva, R., Chamon, E. M. Q. de O., Miragaia, S. P., & Santana, L. M. (2020). O ensino médio profissionalizante e seus desdobramentos. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(2), 94 - 112. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i2.441