ENFERMEIRO AUDITOR: O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLHA PROFISSIONAL

Palavras-chave: Enfermeiro auditor. Processo de socialização. Trajetória profissional. Desenvolvimento humano.

Resumo

A escolha profissional consiste em um momento de grande responsabilidade, na qual muitos jovens podem vivenciar este processo com grande dificuldade e incerteza. Lembrar momentos vividos pode promover segurança no momento da decisão final, por isso objetivou-se conhecer as influências dos processos de socialização, primária e secundária na trajetória profissional de uma enfermeira auditora (EA). Foi realizado um estudo de caso, a partir de uma pesquisa biográfica-narrativa, aprovada pelo CEP-UNITAU sob o número 2.975.245, com abordagem qualitativa, no vale do Paraíba paulista. Para a construção dos dados (auto)biográficos utilizou-se um formulário sociodemográfico e de formação da EA, e a entrevista biográfica, realizada em três momentos, a partir da seguinte questão desencadeadora: “Considerando que o processo de formação do enfermeiro constitui-se essencialmente para a prática assistencialista, conte-me como aconteceu sua trajetória profissional na AE?”. A análise da narrativa permitiu verificar que a escolha da profissão foi um incidente crítico na trajetória profissional da EA, que ocorreu aos 20 anos de idade e foi caracterizada como período de desenvolvimento pessoal e profissional em sua vida. Assim, os grupos de socialização, primária e secundária, não só influenciaram como definiram sua escolha pela carreira, na qual acontecimentos e pessoas marcantes se mostraram especialmente importantes ao longo de sua trajetória profissional.

Biografia do Autor

Magali Beatris da Silva Monteiro, Universidade Taubaté

Mestre em Desenvolvimento Humano pela Universidade de Taubaté - UNITAU (2020). Atuou como enfermeira intensivista no Hospital Regional de Taubaté de 2010 a 2015, enfermeira auditora no Esquadrão de Saúde de Guaratinguetá de 2015 a 2020 e atualmente é responsável técnica pela Chefia de Enfermagem do Hospital desta unidade. Membro do Grupo de Estudos e Investigações sobre Pesquisa Qualitativa.

Maria Angela Boccara De Paula, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutora em Enfermagem pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo - EEUSP(2000; 2008). Professor Assistente Doutor do Departamento de Enfermagem e Nutrição da Universidade de Taubaté. Coordenador do Curso de Especialização (Latu-Senso) de Enfermagem em Estomaterapia da Universidade de Taubaté. Coordenador Adjunto e Docente do Programa de Mestrado em Educação e Desenvolvimento Humano (Strictu Senso) da Universidade de Taubaté. Membro Titular da Associação Brasileira de Estomaterapia: estomias, feridas e incontinências SOBEST (TiSOBEST) . Vice-Presidente da SOBEST na gestão 2012-2014, Presidente da gestão 2015-2017. Presidente da SOBEST - gestão 2018 - 2020 , Editor da Revista Estima ? Brazilian Journal of Enterostomal Therapy.. Membro Pleno do World Council of Enterostomal Therapist (WCET) e do Comitê de publicação (gestão 2012-14), (2014-16) e (2018-20).Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Estomaterapia, atuando principalmente em estomaterapia e saúde coletiva, assistência, ensino e pesquisa.Desenvolve trabalho integrado com profissionais de Saúde e Educação especialmente relacionado as ações de Educação em Saúde.Pesquisas na área de Enfermagem em Estomaterapia, Educação, Representações e (auto) biografias.

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Publicado
2021-11-07
Como Citar
da Silva Monteiro, M. B., & Boccara De Paula, M. A. (2021). ENFERMEIRO AUDITOR: O PROCESSO DE SOCIALIZAÇÃO NA ESCOLHA PROFISSIONAL. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 23(2), 26 - 42. https://doi.org/10.33836/interacao.v23i2.496