As Potencialidades da Vitivinicultura no Sul de Minas Gerais: Vinhos Finos de Dupla Poda

Palavras-chave: Vitivinicultura. Desenvolvimento regional. Enoturismo, Vitivinicultura, Desenvolvimento Regional, Enoturismo

Resumo

O artigo é parte da dissertação de mestrado “Potencialidades da vitivinicultura de inverno para o desenvolvimento de municípios no Sul de Minas Gerais”. Seu objetivo foi identificar as potencialidades da atividade vitivinícola para o desenvolvimento econômico dos municípios onde se localizam duas das principais vinícolas do Sul de Minas Gerais. Neste artigo de abordagem qualitativa, primeiramente, apresenta-se discussão sobre a vitivinicultura Sul de Minas Gerais com base em levantamento bibliográfico. Na segunda parte, as discussões foram construídas a partir de entrevistas realizadas com 2 produtores 3 e gestores que avaliaram o potencial da vitivinicultura na região para o desenvolvimento regional a partir da estratégia do turismo rural/enoturismo. Tanto produtores como representantes da gestão municipal apontam que não há articulações de planejamento nesse sentido. Há o reconhecimento da qualidade dos vinhos finos de dupla poda produzidos na região, porém, constata-se a necessidade de criação de políticas públicas que contribuam para a ampliação da produção, comercialização (exportação), bem como investimento na infraestrutura das cidades visando o enoturismo, dentre outras.

Biografia do Autor

Cristiano Nogueira Trombini, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Possui Mestrado Acadêmico em Gestão e Desenvolvimento Regional pelo Centro Universitário do Sul de Minas (Unis-MG). Especialização em Docência para o Ensino Superior com Ênfase em Gastronomia, Hotelaria e Turismo (SENAC São Paulo), Especialização em Educação à Distância (SENAC Minas Gerais), MBA em Gestão Gastronômica e Hoteleira (SENAC Minas Gerais), Graduação Tecnológica em Processos Gerenciais (Unis-MG). Mâitre D'Hotel formado pela BBZ de Perleberg - Prignitz (Alemanha), Sommelier formado pelo SENAC SP, Barman formado pela Cia. Flair Bartenders SP, Cozinheiro formado pelo SENAC SP, Auxiliar de Cozinha formado pelo SENAC Minas Gerais. Atuou como Instrutor de Formação Profissional do SENAC Minas Gerais no Restaurante Escola (CFP Varginha - MG), Mâitre D'Hotel no Grande Hotel SENAC Campos do Jordão (Resort de Montanha-Categoria 5 estrelas), Orientador de Cursos SENAC Minas Gerais - (CEP Belo Horizonte). Convidado pela Fecomércio MG, SENAC MG e Governo de Minas a compor a comitiva mineira que atuou no "Madrid Fúsion 2013" na Espanha. Campeão do Concurso Nacional de Coquetéis com Cachaça, no Festival Cachaça Gourmet 2014 (BH). Possui vivência como consultor no segmento de Alimentos & Bebidas. Atualmente é professor do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do Instituto Federal de Minas Gerais - CEFET/ETFOP (campus Ouro Preto). Atuou como Professor convidado no Núcleo de Educação à Distância do IFMG campus Ouro Preto, ministrando a disciplina de Alimentos e Bebidas no Curso Técnico em Hospedagem.

Elisa Maria Andrade Brisola, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG / UNITAU

Possuo graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (1984); mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996 e 2003 respectivamente). Atualmente sou professora assistente da Universidade de Taubaté. Tenho experiência na área da politica de assistência social e saúde. Na UNITAU componho o corpo permanente do Mestrado Interdisciplinar "Desenvolvimento Humano: políticas sociais e Formação", ministrando aulas e orientando alunos. No Centro Universitário Unis -MG participo como professora do corpo permanente do Mestrado em Gestão e Desenvolvimento regional.

Maria Auxiliadora Ávila, Centro Universitário do Sul de Minas / UNITAU

Estágio de Pós-doutorado no Consejo Superior de Investigaciones Científicas (CSIC/CCHS), Madri, Espanha (2010). Doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), Mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999) e graduada em Serviço Social pela Universidade de Taubaté (1974). Como assistente social, atuou nas áreas da assistência social, educação e saúde. Como docente, foi professora e chefe do Departamento de Serviço Social da Universidade de Taubaté (UNITAU). É professora do Programa de Pós-graduação em Educação (Mestrado Profissional em Educação) e do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Humano da UNITAU. É professora no Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS). Como coordenadora do Núcleo de Estudos sobre Desenvolvimento Humano, Envelhecimento e Gênero, desenvolve pesquisas sobre envelhecimento (desenvolvimento) vital e profissional na perspectiva de gênero.

Referências

ABDALLA, M. M.; FARIA, A. A. Desenvolvimento local versus projeto de globalização neoliberal: refletindo sobre cidades orientadas ao mercado. Cadernos EBAPE.BR, Revista de Administração Pública. 2017. Rio de Janeiro 53(1):84-100, jan. - fev. 2019

BAGGIO, D. K. Desenvolvimento Regional sob a ótica do reconhecimento da indicação geográfica: o case do vale dos vinhedos, a partir da percepção dos atores sociais. Gestão & Regionalidade, Vol. 33 - Nº99 - set-dez/2017.

BLUME, R.; HOFF, D. N.; PEDROSO, E. A. Potencialidade competitiva e recursos essenciais a? produção de vinhos finos: um estudo da vitivinicultura em São Joaquim, SC. In: Anais do XLV Congresso da sociedade brasileira de economia e sociologia rural. Londrina: SOBER. 2007. Disponível em: https://www.even3.com.br/anais/soberne2018/. Acesso em jan. 2020.

BONATTO, I. T. Análise histórico-comparada do desenvolvimento do mercado de vinho em três regiões produtoras no Brasil. Dissertação. Mestrado do Programa de Pós-graduação Agronegócios (PROPAGA), da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária da Universidade de Brasília (UnB), 2020.

BRASIL. Ministério da Agricultura. MAPA. (2012). Disponível em: https://www.canalrural.com.br/noticias/comite-estrategico-agronegocio-lancado-oficialmente-37490/. Acesso em maio 2021

CAMARGO, U. A.; MAIA, J. D. G.; RITSCHEL, P. Embrapa Uva e Vinho: novas cultivares brasileiras de uva. Bento Gonçalves: Embrapa Uva e Vinho, 2010. 64p. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/872373/embrapa-uva-e-vinho-novas-cultivares-brasileiras-de-uva. Acesso em nov. 2021

CHIZZOTTI, A. Pesquisa em Ciências Humanas e Sociais. 4 Ed. São Paulo: Cortez, 2000 (Biblioteca da educação: Série1; Escola; v. 16)

COUTINHO, D. H. G; DINIZ; G.P; BULCAO, J. N; FARIAS, P.P. de. Enoturismo: Um Estudo Acerca da Visão Brasileira Sobre o Turismo do Vinho. XI Fórum Internacional de Turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu, Paraná, 2017. Disponível em: https://festivaldascataratas.com/forum-turismo/anais/2017/gt11-desenvolvimento-regional/8-enoturismo-um-estudo-acerca-da-visao-brasileira-sobre-o-turismo-do-vinho.pdf Acesso em nov. 2021

CUPOLILLO, F. Períodos de estiagem durante a estação chuvosa no estado de Minas Gerais: espacialização e aspectos dinâmicos relacionados. 1997. 148p. Dissertação (Mestrado em Meteorologia Agrícola) - Universidade Federal de Viçosa, Viçosa, MG.

DEBASTIANI, G; L. A. C; WEIBER JUNIOR, C. A; BOELHOUWER, D. I. Cultura da uva, produção e comercialização de vinhos no Brasil: Origem, realidade e desafios. Revista Cesumar- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas., v. 20, n. 2, 2015. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/revcesumar/article/view/4395. Acesso em nov.2021.

EPAMIG. Novos prêmios internacionais consolidam tecnologia Epamig para produção de vinhos finos no Sudeste. Disponível em: agricultura.mg.gov.br/index.php/component/gmg/story/4462-novos-premios-internacionais-consolidam-tecnologia-epamig-para-producao-de-vinhos-finos-no-sudeste. Acesso em nov. 2021.

FERREIRA, K.A; RODRIGUES, L. Uma discussão sobre os desafios na produção de vinhos em Minas Gerais. XXXVIII Encontro Nacional de Engenharia de Produção “A Engenharia de Produção e suas contribuições para o desenvolvimento do Brasil”. Maceió, Alagoas, Brasil, 16 a 19 de outubro de 2018. Disponível em http://www.abepro.org.br/biblioteca/TN_STO_258_478_35048.pdf. Acesso em nov. 2021.

GONÇALVES, D. A. R. Aspectos fisiológicos de videiras sob o manejo de dupla poda no sul de Minas Gerais. Dissertação (mestrado acadêmico) –Universidade Federal de Lavras, 2015.

IBRAVIN. INSTITUTO BRASILEIRO DO VINHO. Disponível em: https://www.ibravin.org.br/ . Acesso em fev. 2020.

LOCKS, E. B.D; TONINI, H. Enoturismo: O vinho como produto turístico. Turismo em Análise, v, 16, n, 2, p. 157-173, novembro 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/rta/article/view/63734 Acesso em nov.2021

MELLO, L. M. R. de. Vitivinicultura Brasileira: Panorama 2015. Embrapa Uva e Vinho, Bento Gonçalves, 2013. Disponível em: https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/922116/1/PROTASpanoramavitivinicultura2010.pdf . Acesso em set. 2019.

MELLO, L. M. R. Panorama da produção de uvas e vinhos no Brasil. Informe Técnico. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1068670/1/MelloCampoNegocioV22N142P54562017.pdf. Acesso em jul. 2020.

MELLO, L. M. R. Panorama da produção de uvas e vinhos no Brasil. Informe Técnico. Campo e Negócio, 2017. Disponível em: https://www.alice.cnptia.embrapa.br/bitstream/doc/1068670/1/MelloCampoNegocioV22N142P54562017.pdf. Acesso em jul. 2020.

MELLO, L.M.R; MACHADO, Vitivinicultura brasileira: panorama 2019. Comunicado Técnico, n. 214. Embrapa Uva e Vinho. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/1124189/vitivinicultura-brasileira-panorama-2019. Acesso em nov. 2021. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rod/a/DNjJSfCpfcRckXCNwmYT6ys/?lang=pt&format=pdf. Acesso em nov. 2021

MEUS DICIONÁRIOS. Zona Intertropical. Disponível em: https://www.meusdicionarios.com.br/zona-intertropical. Acesso em out. 2019.

MOLINA, S. (2005). Turismo: metodologia e planejamento. Bauru. In. MOLINA, S.; RODRÍGUES, S. Planejamento integral do turismo; um enfoque para a América Latina. Bauru: EDUSC, 2001. 176 p.

MOTA, A. C.; OLIVEIRA, R. Poaceae de uma área de floresta Montana no sul da Bahia, Brasil: Bambusoideae e Pharoideae. Rodriguésia 60(4): 747-770, 2011.

PROTAS, J. F. DA S.; CAMARGO, U. A.; MELLO, L. M. R. DE. A Viticultura brasileira: realidade e perspectivas. In. PROTAS, J. F. DA S.; CAMARGO, U. A.; MELLO, L. M. R. DE. Viticultura e Enologia - Atualizando Conceito. Embrapa Uva e Vinho. Disponível em: https://www.embrapa.br/busca-de-publicacoes/-/publicacao/539461/a-viticultura-brasileira-realidade-e-perspectivas

PROTAS, J. F. S.; CAMARGO, U. A. Vitivinicultura brasileira: regiões tradicionais e polos emergentes. Informe Agropecuário. Belo Horizonte: EPAMIG, v. 27, n. 234, p. 7- 15, 2006

REGINA, M. A. et al. Novos polos vitícolas para produção de vinhos finos em Minas Gerais. Informe Agropecuário. Belo Horizonte, v. 27, n. 234, p. 16- 31, set. /out. 2006.

RODRIGUES, R. O que é vinicultura e viticultura? Disponível em: https://www.cpt.com.br/cursos-treinamentoprofissional/artigos/o-que-e-vinicultura-e-viticultura. Acesso em jul. 2020.

TOLEDO, M. L; FERREIRA, K.A; RODRIGUES, L. S. Panorama e perspectivas da produção de vinho no Estado de Minas Gerais. Revista em Agronegócio e Meio Ambiente, v. 14, n, 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.unicesumar.edu.br/index.php/rama/article/view/7735. Acesso em nov.2021.

TONIETTO, J.; VIANELLO, R. L.; REGINA, M. A. Caracterização macroclimática e potencial enológico de diferentes regiões com vocação vitícola em Minas Gerais. Informe Agropecuário, Belo Horizonte, v. 27, n. 234, p. 32- 55, set. /out. 2006.

TONIETTO, J. CARBONNEAU, A. A multicriteria climatic classification system for grape-growing regions worldwide. Agricultural and Forest Meteorology, v.124, n.1/2, p.81-97, July 2004.

TONINI, H. Políticas públicas e turismo: enoturismo no Vale dos Vinhedos/RS. Dissertação. Programa de Pós-Graduação de Turismo. Universidade de Caxias do Sul. Disponível em: https://repositorio.ucs.br/xmlui/handle/11338/280?show=full Acesso em nov. 2021

VALDUGA, V. Enoturismo: O Caso do Vale dos Vinhedos. Anais do Congresso de Desenvolvimento Regional Feevale. Novo Hamburgo, 10 e 11 de Novembro de 2005. Disponível em: http://www.feevale.br/Comum/midias/37d70973-3bbe-4fef-960d-a8e298c0b9f8/34550.pdf. Acesso em nov. 2021.

VIANELLO, R. L. Estudo preliminar da climatologia dinâmica do estado de Minas Gerais. Informe Agropecuário. Belo Horizonte, ano 12, n.138, p.6-8, jun. 1986.

Publicado
2022-05-17
Como Citar
Trombini, C. N., Brisola, E. M. A., & Ávila, M. A. (2022). As Potencialidades da Vitivinicultura no Sul de Minas Gerais: Vinhos Finos de Dupla Poda. Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 24(1), 1 - 15. https://doi.org/10.33836/interacao.v24i1.641