ESTUDO DA CORRELAÇÃO DOS INFECTADOS POR DENGUE EM 2019 NOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE LEOPOLDINA, MINAS GERAIS, NO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO.

  • Joao Pedro Maciel Trajano Faculdades Integradas de Cataguases
  • Lívia Iglésias Corrêa de Paiva
  • Tiago Bittencourt Nazaré
  • Antônio Elízio de Oliveira

Abstract

O presente artigo tem como finalidade realizar um estudo da correlação de dados referentes às taxas registradas de incidência da dengue nos municípios que fazem parte da Gerência Regional de Saúde de Leopoldina com variáveis socioeconômicas. Realizou-se a correlação de Pearson com as 232 variáveis contidas no Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil para identificar quais possuíam maior correlação com a Taxa de Incidência de dengue nos municípios analisados. No desenvolvimento dos mapas dos municípios, utilizou-se o software ArcGis versão 10.8 e para obter e estudar o nível de correlação (r) entre as variáveis, utilizou-se o software Minitab versão 19. Foram identificadas quatro variáveis relacionadas ao ensino de nível básico e uma ao esgotamento sanitário com maior correlação de Pearson dentre as demais. Para apresentação dos resultados, foi criado um gráfico de Pareto com as 25 correlações mais fortes e identificou-se que as primeiras 10 variáveis representaram um total de 50% das causas do problema, porém, utilizaram-se as 5 primeiras para realização do artigo, que foram mostradas em uma tabela, com as respectivas correlações (r) e seu nível de significância (p). Pode-se concluir que se faz necessário que as Secretarias de Saúde dos municípios realizem mobilizações nas escolas de forma rotineira e forneçam materiais para que os professores possam abordar o tema com maior frequência com os alunos. Além disso, se mostrou necessário o acompanhamento de agentes de saúde em residências que se encontram em situação de precariedade no abastecimento de água e saneamento básico afim de orientar sobre os riscos e como se prevenir.

Published
2021-06-25
How to Cite
Maciel Trajano, J. P., Corrêa de Paiva , L. I., Bittencourt Nazaré , T., & de Oliveira, A. E. (2021). ESTUDO DA CORRELAÇÃO DOS INFECTADOS POR DENGUE EM 2019 NOS MUNICÍPIOS QUE COMPÕEM A GERÊNCIA REGIONAL DE SAÚDE DE LEOPOLDINA, MINAS GERAIS, NO CONTEXTO SOCIOECONÔMICO. Revista Mythos, 14(2), 21-32. https://doi.org/10.36674/mythos.v14i2.464
Section
Research articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>