Análise da qualidade de energia na indústria

  • Gabriel Mendonça Faculdades Integradas de Cataguases
  • Paulo Antônio Souza
  • Eric de Cássio

Abstract

Através de uma pesquisa e trabalho de campo, buscou-se descrever os fatores que influenciam na condição da energia recebida por uma determinada fábrica, discernir a tensão de boa de má qualidade, demonstrar por gráficos obtidos através de uma análise técnica, os valores a serem examinados para que se chegue à conclusão de que o circuito que foi analisado estava sendo prejudicado ou não pela energia recebida. 

Na linha de produção da indústria onde foi realizada a análise, vinham ocorrendo oscilações na energia recebida da concessionária e isso acabou afetando a produtividade da mesma, pois impactou diretamente no funcionamento de algumas máquinas. Pelo fato de haverem equipamentos importados, os quais seguem as normas do país de origem, mesmo com os níveis de energia registrados estando dentro do padrão da concessionária local e dos valores determinados pela ANEEL, ainda assim, impactavam no funcionamento das máquinas. A partir desta necessidade, uma empresa especialista na área foi contratada para efetuar medições no circuito, fazer uma análise para descobrir a causa e buscar soluções para este problema com a energia recebida.

A energia elétrica se tornou um subsídio básico e fundamental no desenvolvimento da sociedade. Na indústria, além da presença, a qualidade deste elemento passa a ser de extrema importância tanto para eficiência quanto para a vida útil dos componentes e maquinários. Uma energia apropriada é um problema a menos a ser enfrentado por uma fábrica e seus colaboradores em sua rotina.

Published
2021-06-10
How to Cite
Mendonça, G., Souza, P. A., & de Cássio, E. (2021). Análise da qualidade de energia na indústria. Revista Mythos, 13(1), 76-86. https://doi.org/10.36674/mythos.v13i1.448
Section
Research articles

Most read articles by the same author(s)