ACEITAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DURANTE A COVID-19

ESTUDO COMPARATIVO ENTRE INSTITUIÇÕES DE ENSINO FEDERAL E PARTICULAR

  • Fernando da Costa Gama Júnior Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG
  • Rodrigo Franklin Frogeri Centro Universitário do Sul de Minas / Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional
  • Fabrício Pelloso Piurcosky Centro Universitário Integrado de Campo Mourão
  • Eduardo Gomes Carvalho Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG
Palavras-chave: Modelo TAM, Aceitação de Tecnologia, Instituição de Ensino Superior, COVID-19, Pandemia, Ensino, Aprendizado

Resumo

A pandemia da COVID-19 obrigou as instituições de ensino superior (IES) a adotar medidas de distanciamento social, o que teve um impacto significativo no modelo de ensino-aprendizagem. Para garantir o uso eficaz da tecnologia no processo de ensino-aprendizagem, é fundamental entender os contextos em que essas tecnologias são aplicadas e como elas são percebidas por professores e alunos. Este estudo tem como objetivo analisar a percepção de alunos e professores de IES brasileiras federais e privadas sobre a utilidade e a facilidade de uso do principal Sistema de Informação utilizado no ensino-aprendizagem remoto durante a pandemia da COVID-19. Foi adotada uma abordagem quantitativa com lógica hipotético-dedutiva e epistemologia interpretativista, e foram coletadas 806 respostas. A análise dos dados foi realizada por meio de estatísticas descritivas, agrupamento, correlação, análise de variância e regressão. O estudo constatou que a atitude em relação ao uso do SI durante o período da pandemia foi influenciada pela utilidade percebida e pela facilidade de uso percebida, mas a influência foi diferente para alunos e professores. O modo de ensino antes da pandemia não afetou a percepção de utilidade ou facilidade de uso do SI, independentemente de a IES ser pública ou privada.

Biografia do Autor

Fernando da Costa Gama Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Bacharel em Sistemas de Informação.

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas / Programa de Mestrado em Gestão e Desenvolvimento Regional

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento.

Fabrício Pelloso Piurcosky, Centro Universitário Integrado de Campo Mourão

Doutor em Administração.

Eduardo Gomes Carvalho, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFET-MG

Doutor em Administração.

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Publicado
2024-01-11
Como Citar
Gama Junior, F. da C., Frogeri, R. F., Piurcosky, F. P., & Carvalho, E. G. (2024). ACEITAÇÃO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO DURANTE A COVID-19. Revista Mythos, 21(1), 1-17. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i1.825
Seção
Memórias de Eventos Científicos

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