Cálculo dos coeficientes de perda de carga, utilizando coeficiente de Reynolds e Bernoulli em um escoamento laminar para o aumento da vazão em um pasteurizador de suco.
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v14i2.486Abstract
A produção de alimentos é geralmente praticada em todas as regiões do Brasil, e o maior desafio de todas as empresas é fabricar alimentos saudáveis com o menor risco de contaminação possível. A pasteurização é um dos procedimentos utilizados para diminuição de micro-organismos presentes nos alimentos. Com tudo, o presente estudo teve como objetivo a realização de cálculos mecânicos para o aumento da vazão de um pasteurizador na empresa de suco e polpas Britvic Ebba situada na cidade de Astolfo Dutra - MG, passando sua vazão de 7860L/h para 9000L/h. Foram coletadas informações de tempo, pressão e velocidade decorrentes do processo, todos os dados foram apurados no processo em tempo real de produção. Os resultados encontrados demonstraram que com a pressão do fluido, a velocidade de saída será menor que a velocidade de início, de acordo com a altura que os tubos de envase do pasteurizador se encontram.
Conclui-se que os métodos mecânicos de análises foram efetivos para a verificação do aumento da vazão do pasteurizador realizado pela empresa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Since January of 2024, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal Mythos, from FEPESMIG, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.