Cálculo dos coeficientes de perda de carga, utilizando coeficiente de Reynolds e Bernoulli em um escoamento laminar para o aumento da vazão em um pasteurizador de suco.
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v14i2.486Resumo
A produção de alimentos é geralmente praticada em todas as regiões do Brasil, e o maior desafio de todas as empresas é fabricar alimentos saudáveis com o menor risco de contaminação possível. A pasteurização é um dos procedimentos utilizados para diminuição de micro-organismos presentes nos alimentos. Com tudo, o presente estudo teve como objetivo a realização de cálculos mecânicos para o aumento da vazão de um pasteurizador na empresa de suco e polpas Britvic Ebba situada na cidade de Astolfo Dutra - MG, passando sua vazão de 7860L/h para 9000L/h. Foram coletadas informações de tempo, pressão e velocidade decorrentes do processo, todos os dados foram apurados no processo em tempo real de produção. Os resultados encontrados demonstraram que com a pressão do fluido, a velocidade de saída será menor que a velocidade de início, de acordo com a altura que os tubos de envase do pasteurizador se encontram.
Conclui-se que os métodos mecânicos de análises foram efetivos para a verificação do aumento da vazão do pasteurizador realizado pela empresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.