CONTABILIDADE: AS PRIMEIRAS PERCEPÇÕES RELACIONADAS À CRISE DE COVID-19
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v13i1.377Palabras clave:
Contabilidade, Contadores, Covid-19Resumen
Este estudo discorre sobre as primeiras percepções relacionadas à crise de COVID-19 no âmbito da contabilidade. Tal abordagem é devida ao fato de que houve muitas mudanças e atualização na legislação brasileira para incorporação de medidas tributarias e de manutenção de empregos a fim de evitar demissões em massa e ajudar as empresas a se manterem nesse período de crise, o que acarreta uma fase de grande adaptação e um aumento de demanda de trabalho para os empresários e especificamente os escritórios de contabilidade. A finalidade deste estudo é demonstrar como tem sido as primeiras medidas de enfrentamento dos contadores e contabilistas diante de tal cenário. Este estudo possui uma natureza qualitativa e exploratória. O estudo evidenciou que não houve muitas demissões no setor de contabilidade, o que pode estar relacionado ao aumento dos serviços ocasionados por outras demissões que precisaram ser realizadas pelos profissionais de contabilidade, assim como o aumento dos estudos e repasse de informações aos clientes, para adequação às leis e normas implementadas pelo Governo nesse período de pandemia. O estudo demonstrou também que a maioria dos entrevistados não estão organizados, confortáveis, motivados para o trabalho em home office, uma vez que este tipo de trabalho afeta no desempenho das tarefas e a grande maioria dos entrevistados preferem a modalidade presencial.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir de enero de 2024, los autores conservan los derechos de autor de su artículo y conceden a la revista Mythos de FEPESMIG el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), tal y como se recoge en el documento PDF del artículo. Esta licencia establece que el artículo publicado puede ser compartido (permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptado (permite remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier fin, incluido el comercial) por cualquier persona.