EDUCAÇÃO INTEGRAL, PEDAGOGIAS CONTEMPORÂNEAS E PENSAMENTO PÓS-MODERNO
RELAÇÕES EM PAUTA
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v10i2.232Palavras-chave:
Educação integral, Tempo Integral, Programa Mais EducaçãoResumo
O tema da educação integral não é um assunto novo, mas vem ganhando centralidade no debate público educacional no século em questão, quase sempre associado à educação em tempo integral, trazendo características peculiares (pós-modernas?). Nesse sentido, enfatizamos o Programa Mais Educação, instituído em 2007 pelo governo federal, com o objetivo de induzir uma educação integral em tempo integral numa perspectiva “mais aberta” a outros espaços e sujeitos educativos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo situar a concepção de educação integral do Programa Mais Educação frente ao contexto do pensamento pós-moderno, identificando as pedagogias que o sustentam. Numa abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados que mais se adequaram foram a pesquisa bibliográfica (HARVEY, 2014, COELHO, 2009, 2014, DUARTE, 2010, SILVA E SILVA, 2012) e documental, que por sua vez partiu de documentos relacionados ao referido Programa. Concluímos que, a partir de elementos do pensamento pósmoderno, a proposta do PME é perpassada por pedagogias contemporâneas, a partir da ressignificação de correntes como a Escola Nova e o Tecnicismo Educacional, de forma a secundarizar a escola como instituição formativa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.