GESTÃO DE ESTOQUES COM INVENTÁRIO FÍSICO: UM ESTUDO DE CASO DE IMPACTOS NA ACURACIDADE DE ESTOQUE DE UMA REDE DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v14i2.458Keywords:
Acuracidade, Gestão de inventário, ProcessoAbstract
A gestão de inventário é uma ação estratégica de grande valia para à gestão de estoque eficaz e valida a confiabilidade das informações contidas. O objetivo deste estudo é aumentar a acuracidade do SKU mais rentável para empresa, analisando o processo AS IS e propondo uma nova modelagem TO BE com uma implantação sem investimento tecnológico de um sistema de inventário rotativo nas operações do processo do estoque de uma Rede de Material de Construção. A modelagem TO BE proposta gerou grandes vantagens no Centro de Distribuição (CD) e com a implementação do inventário rotativo, observou-se a evolução do índice de acuracidade no mês de setembro de 2020, mês da implantação do TO BE, saindo de uma última acuracidade medida no mês de agosto de 2020, depois 96% na primeira semana do mês de setembro de 2020 e, por fim, alcançando o nível de 98% de acuracidade na quarta semana. Foram encontradas evidências significativas de relação entre inventário rotativo e acuracidade dos estoques.
Palavras chaves: Acuracidade. Gestão de Inventário. Processo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Since January of 2024, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal Mythos, from FEPESMIG, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.