GESTÃO DE ESTOQUES COM INVENTÁRIO FÍSICO: UM ESTUDO DE CASO DE IMPACTOS NA ACURACIDADE DE ESTOQUE DE UMA REDE DE MATERIAL DE CONSTRUÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v14i2.458Palavras-chave:
Acuracidade, Gestão de inventário, ProcessoResumo
A gestão de inventário é uma ação estratégica de grande valia para à gestão de estoque eficaz e valida a confiabilidade das informações contidas. O objetivo deste estudo é aumentar a acuracidade do SKU mais rentável para empresa, analisando o processo AS IS e propondo uma nova modelagem TO BE com uma implantação sem investimento tecnológico de um sistema de inventário rotativo nas operações do processo do estoque de uma Rede de Material de Construção. A modelagem TO BE proposta gerou grandes vantagens no Centro de Distribuição (CD) e com a implementação do inventário rotativo, observou-se a evolução do índice de acuracidade no mês de setembro de 2020, mês da implantação do TO BE, saindo de uma última acuracidade medida no mês de agosto de 2020, depois 96% na primeira semana do mês de setembro de 2020 e, por fim, alcançando o nível de 98% de acuracidade na quarta semana. Foram encontradas evidências significativas de relação entre inventário rotativo e acuracidade dos estoques.
Palavras chaves: Acuracidade. Gestão de Inventário. Processo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.