EMPODERAMENTO FEMININO E SITES DE REDE SOCIAL

análise do discurso organizacional da empresa de cosméticos Avon

Authors

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.659

Keywords:

Empoderamento Feminino, Redes Sociais, Facebook, Discurso organizacional

Abstract

Observa-se a nível mundial uma movimentação de empresas destinadas ao público feminino que desejam incorporar questões de empoderamento feminino em seu discurso organizacional (femvertising). Nesse sentido, a empresa de cosméticos Avon buscou incorporar o tema empoderamento feminino em seu discurso organizacional no Site de Rede Social (SRS) Facebook. Destarte, o objetivo do estudo foi analisar a incorporação do tema empoderamento feminino no discurso organizacional da empresa de cosméticos Avon em sua página no Facebook. Adotou-se uma abordagem qualitativa e triangulação de métodos analíticos a dados primários e secundários coletados da página oficial da empresa Avon no Facebook. O estudo demonstrou que a percepção dos seguidores em relação à marca Avon mudou, passando de uma empresa que apenas divulgava os seus produtos na rede social para uma empresa que apoia as diversidades e desperta componentes do empoderamento feminino (cognitivos, psicológicos, políticos e econômicos).

Author Biographies

Liz Áurea Prado, Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG

Mestre em Administração. Coordenadora do setor Administrativo do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais - CEFETMG - Unidade de Varginha.

Rodrigo Franklin Frogeri, Centro Universitário do Sul de Minas

Doutor em Sistemas de Informação e Gestão do Conhecimento pela Universidade FUMEC. Mestre em Administração. Especialista em Gestão de Tecnologia da Informação. Especialista em Docência no Ensino Superior. Especialista em Redes de Computadores. Bacharel em Ciência da Computação. Professor do Programa de Pós-Graduação Stricto-Sensu em Gestão e Desenvolvimento Regional do Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS-MG.

Pedro dos Santos Portugal Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Doutor (2016) e Mestre (2012) em Desenvolvimento Econômico pelo Instituto de Economia da Unicamp com foco na linha de Economia do Meio Ambiente. Pós-doutorado (2018) pelo Programa de Pesquisador de Pós-Doutorado (PPPD) do Instituto de Economia da Unicamp. Bacharel em Ciências Econômicas pela Faculdade Cenecista de Varginha (2001), Especialização em Gestão de Negócios pela Faculdade Cenecista de Varginha (2005). Iniciou carreira docente na Faculdade Cenecista de Varginha (Departamento de Economia) e atualmente é professor do Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS-MG).

Fabrício Pelloso Piurcosky , Centro Universitário Integrado de Campo Mourão

Doutorado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2020), Especialista em Inovação e Comunicação Empresarial pelo Instituto Politécnico do Porto - Portugal (2015), Mestrado pela Universidade Federal de São João del-Rei (2013), MBA em Gestão de Tecnologia da Informação (2007), Especialista em Redes de Computadores (2005) e Bacharel em Ciência da Computação (2003) pelo Centro Universitário do Sul de Minas. Coordenador do Departamento de Pesquisa do Grupo Educacional Unis. Atua como docente em programas de Pós-Graduação nas áreas de Gestão de TI, de Projetos, Processos e Qualidade para o Grupo Unis, Forças Armadas, Uniapae e Portal UOL.

Nilton dos Santos Portugal, Centro Universitário do Sul de Minas - UNIS

Possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Cenecista de Varginha, Especialista em Gerência de Empresas, MBA em Finanças, Mestre em Administração e Doutor em Administração pela Universidade Federal de Lavras - UFLA. Atualmente é professor titular nos cursos de graduação e pós-graduação lato sensu e stricto sensu (Mestrado em Desenvolvimento Regional) do Centro Universitário do Sul de Minas. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Gestão Universitária, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, finanças e desenvolvimento sustentável.

Published

2022-08-29

How to Cite

Prado, L. Áurea ., Frogeri, R. F., Portugal Júnior, P. dos S. ., Piurcosky , F. P., & Portugal, N. dos S. (2022). EMPODERAMENTO FEMININO E SITES DE REDE SOCIAL: análise do discurso organizacional da empresa de cosméticos Avon . Revista Mythos, 17(1), 7–23. https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.659

Issue

Section

Research articles

Similar Articles

You may also start an advanced similarity search for this article.