GESTÃO DOS PARÂMETROS DE ESTOQUE ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA VAREJISTA DE AUTO PEÇAS
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v14i2.472Keywords:
Gestão de Estoques, Teorema de Pareto, Lote Econômico de Compra.Abstract
O objetivo dessa pesquisa é apresentar novos parâmetros de reposição de estoques de produtos de maior faturamento, especificamente as Bobinas de Ignição. Na Metodologia, estudou-se 31 famílias de produtos que são considerados os itens de estoque que estão disponíveis para venda no estoque da empresa estudada. Para tanto utilizou-se do Teorema de Pareto para classificar a família que representa maior valor de faturamento do mês de Agosto de 2020, então estudou-se um grupo de 25 itens de estoques da família das Bobinas de Ignição. A partir disso com base na filosofia de LEC (Lote Econômico de Compra) foi apresentado novos parâmetros de reposição de estoques. Os resultados encontrados na pesquisa mostram que a empresa apresenta uma parametrização de reposição de estoque falha, pois evidenciou-se que a empresa, desde o início de suas operações fez um investimento na compra de estoques no valor total de R$10.552,25, porém, se utilizasse corretos parâmetros de reposição de estoque o valor total investido seria de R$6.709,94, sendo assim possível analisar que a empresa investiu mais do que o necessário na compra de Bobinas de Ignição desde sua abertura, excedendo cerca de R$3.842,31 na compra de produtos indevidos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Since January of 2024, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal Mythos, from FEPESMIG, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.