GESTÃO DOS PARÂMETROS DE ESTOQUE ESTUDO DE CASO DE UMA EMPRESA VAREJISTA DE AUTO PEÇAS
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v14i2.472Palabras clave:
Gestão de Estoques, Teorema de Pareto, Lote Econômico de Compra.Resumen
O objetivo dessa pesquisa é apresentar novos parâmetros de reposição de estoques de produtos de maior faturamento, especificamente as Bobinas de Ignição. Na Metodologia, estudou-se 31 famílias de produtos que são considerados os itens de estoque que estão disponíveis para venda no estoque da empresa estudada. Para tanto utilizou-se do Teorema de Pareto para classificar a família que representa maior valor de faturamento do mês de Agosto de 2020, então estudou-se um grupo de 25 itens de estoques da família das Bobinas de Ignição. A partir disso com base na filosofia de LEC (Lote Econômico de Compra) foi apresentado novos parâmetros de reposição de estoques. Os resultados encontrados na pesquisa mostram que a empresa apresenta uma parametrização de reposição de estoque falha, pois evidenciou-se que a empresa, desde o início de suas operações fez um investimento na compra de estoques no valor total de R$10.552,25, porém, se utilizasse corretos parâmetros de reposição de estoque o valor total investido seria de R$6.709,94, sendo assim possível analisar que a empresa investiu mais do que o necessário na compra de Bobinas de Ignição desde sua abertura, excedendo cerca de R$3.842,31 na compra de produtos indevidos.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir de enero de 2024, los autores conservan los derechos de autor de su artículo y conceden a la revista Mythos de FEPESMIG el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), tal y como se recoge en el documento PDF del artículo. Esta licencia establece que el artículo publicado puede ser compartido (permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptado (permite remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier fin, incluido el comercial) por cualquier persona.