A Contribuição da Arquitetura para a atuação de Centros Culturais

O caso de Cataguases

Authors

  • Maria Clara Souza Carrara Faculdades Integradas de Cataguases
  • Mário César Fialho de Oliveira
  • Filipe Quaresma Poyares de Oliveira

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.708

Keywords:

Centros Culturais, Espaços culturais, Espaços adequados

Abstract

O trabalho a seguir trata da importância do papel de centros culturais nas cidades, em especial, nas de pequeno porte, como é o caso do município de Cataguases, que atualmente não possui instalações arquitetônicas planejadas e desenvolvidas para abrigar uma diversidade de atividades culturais. A seguinte pesquisa optou pela abordagem de estudo qualitativo, combinando pesquisa de campo, descritiva e estudo de caso. Utilizou-se entrevistas como instrumento de coleta de dados e foram analisados dois centros culturais localizados na cidade de Cataguases nas pesquisas de campo. Percebeu-se que os Centros Culturais de Cataguases em analise são espaços que geram lazer, cultura e conhecimento de maneira comunitária, e são desenvolvidas atividades culturais voltadas para diferentes públicos da cidade e da região, e estas atividades proporcionam uma melhor qualidade de vida para os usuários, além de contribuir para a cultura local. Atualmente, as instituições estudadas na cidade estão sem um local físico para continuar a abrigar e proporcionar suas atividades culturais para a população. Conclui-se que a infraestrutura desses centros culturais na cidade carece de um local com espaços projetados para atender as demandas da produção cultural, e requer um local com um espaço amplo e adequado ao programa de necessidades dessas instituições.

Published

2022-09-01

How to Cite

Souza Carrara, M. C., Fialho de Oliveira, M. C. ., & Quaresma Poyares de Oliveira, F. . (2022). A Contribuição da Arquitetura para a atuação de Centros Culturais: O caso de Cataguases. Revista Mythos, 17(1), 63–74. https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.708

Issue

Section

Research articles

Most read articles by the same author(s)