NEUROARQUITETURA APLICADA AO AMBIENTE CORPORATIVO
O CASO DA ENERGISA EM CATAGUASES
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.698Keywords:
Neuroarquitetura. Ambiente corporativo. Avaliação pós-ocupação.Abstract
O presente artigo tem como objetivo analisar o ambiente de trabalho da sede administrativa da Energisa, e compreender qual a satisfação/percepção dos usuários em relação ao ambiente construído através da metodologia da Avaliação pós-ocupação (APO). A APO é um método que analisa os aspectos físicos, funcionais e comportamentais dos usuários finais dentro dos edifícios já existentes, procurando assim criar espaços que gerem impactos positivos e que sejam eficientes. Para que haja sucesso neste estudo, são apresentados os conceitos básicos da neuroarquitetura, que é uma disciplina que estuda a neurociência aplicada à arquitetura, com intuito de fornecer subsídios para decisões de projetos que melhorem a qualidade de vida, ajudando a entender o comportamento dos seres humanos nos ambientes construídos. Aplicada ao ambiente corporativo a neuroarquitetura tem objetivo de criar espaços mais humanizados para se trabalhar e que atendam às necessidades físicas e fisiológicas da maioria dos usuários, podendo resultar em ambientes memoráveis que possam gerar uma boa performance. Os resultados obtidos consideraram o espaço satisfatório e apontou alguns pontos fracos. Esses resultados servirão de base para futuras intervenções neste espaço, buscando criar espaços acolhedores e que estimule ao mesmo tempo a produtividades e criatividade, aspectos importantes do ponto de vista da empresa em questão.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Since January of 2024, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal Mythos, from FEPESMIG, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.