NEUROARQUITETURA E O METODO MONTESSORI: IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.709Keywords:
Palavras-chave: Arquitetura escolar. Educação infantil. Processo de aprendizagem.Abstract
O desenvolvimento, o comportamento e o processo de aprendizagem das crianças são determinados pelas experiências e espaços, objetos e materiais que possibilitam o brincar e o aprender. A arquitetura escolar, onde acontece a educação formal e as oportunidades de convivência, é um instrumento que contribui para o desenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como finalidade analisar a influência do espaço construído na educação infantil, trazendo conceitos da neurociência aplicada à arquitetura e os fundamentos da metodologia montessori, atuando com o propósito de aplicação em um projeto de uma creche em São Manoel do Guaiaçu, Dona Euzébia. Para isso utiliza-se da metodologia baseada no levantamento
bibliográfico, com realização de um estudo de caso e diagnósticos da área de implantação do projeto. Assim, conclui-se que a qualidade arquitetônica dos ambientes escolares afeta diretamente o comportamento dos usuários, ainda mais quando se trata de crianças que ainda estão no início da vida, aprendendo a imaginar e descrever aquilo que está sentindo.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Since January of 2024, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal Mythos, from FEPESMIG, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.