NEUROARQUITETURA E O METODO MONTESSORI: IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.709Palabras clave:
Palavras-chave: Arquitetura escolar. Educação infantil. Processo de aprendizagem.Resumen
O desenvolvimento, o comportamento e o processo de aprendizagem das crianças são determinados pelas experiências e espaços, objetos e materiais que possibilitam o brincar e o aprender. A arquitetura escolar, onde acontece a educação formal e as oportunidades de convivência, é um instrumento que contribui para o desenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como finalidade analisar a influência do espaço construído na educação infantil, trazendo conceitos da neurociência aplicada à arquitetura e os fundamentos da metodologia montessori, atuando com o propósito de aplicação em um projeto de uma creche em São Manoel do Guaiaçu, Dona Euzébia. Para isso utiliza-se da metodologia baseada no levantamento
bibliográfico, com realização de um estudo de caso e diagnósticos da área de implantação do projeto. Assim, conclui-se que a qualidade arquitetônica dos ambientes escolares afeta diretamente o comportamento dos usuários, ainda mais quando se trata de crianças que ainda estão no início da vida, aprendendo a imaginar e descrever aquilo que está sentindo.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir de enero de 2024, los autores conservan los derechos de autor de su artículo y conceden a la revista Mythos de FEPESMIG el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), tal y como se recoge en el documento PDF del artículo. Esta licencia establece que el artículo publicado puede ser compartido (permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptado (permite remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier fin, incluido el comercial) por cualquier persona.