NEUROARQUITETURA E O METODO MONTESSORI: IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores/as

  • Angélica Oliveira Faculdades Integradas de Cataguases

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.709

Palabras clave:

Palavras-chave: Arquitetura escolar. Educação infantil. Processo de aprendizagem.

Resumen

O desenvolvimento, o comportamento e o processo de aprendizagem das crianças são determinados pelas experiências e espaços, objetos e materiais que possibilitam o brincar e o aprender. A arquitetura escolar, onde acontece a educação formal e as oportunidades de convivência, é um instrumento que contribui para o desenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como finalidade analisar a influência do espaço construído na educação infantil, trazendo conceitos da neurociência aplicada à arquitetura e os fundamentos da metodologia montessori, atuando com o propósito de aplicação em um projeto de uma creche em São Manoel do Guaiaçu, Dona Euzébia. Para isso utiliza-se da metodologia baseada no levantamento
bibliográfico, com realização de um estudo de caso e diagnósticos da área de implantação do projeto. Assim, conclui-se que a qualidade arquitetônica dos ambientes escolares afeta diretamente o comportamento dos usuários, ainda mais quando se trata de crianças que ainda estão no início da vida, aprendendo a imaginar e descrever aquilo que está sentindo. 

Publicado

2022-09-01

Cómo citar

Oliveira, A. (2022). NEUROARQUITETURA E O METODO MONTESSORI: IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Mythos, 17(1), 75–86. https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.709

Número

Sección

Informes de investigación

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