NEUROARQUITETURA E O METODO MONTESSORI: IMPACTO DO AMBIENTE CONSTRUÍDO NA EDUCAÇÃO INFANTIL
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.709Palavras-chave:
Palavras-chave: Arquitetura escolar. Educação infantil. Processo de aprendizagem.Resumo
O desenvolvimento, o comportamento e o processo de aprendizagem das crianças são determinados pelas experiências e espaços, objetos e materiais que possibilitam o brincar e o aprender. A arquitetura escolar, onde acontece a educação formal e as oportunidades de convivência, é um instrumento que contribui para o desenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem. Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) tem como finalidade analisar a influência do espaço construído na educação infantil, trazendo conceitos da neurociência aplicada à arquitetura e os fundamentos da metodologia montessori, atuando com o propósito de aplicação em um projeto de uma creche em São Manoel do Guaiaçu, Dona Euzébia. Para isso utiliza-se da metodologia baseada no levantamento
bibliográfico, com realização de um estudo de caso e diagnósticos da área de implantação do projeto. Assim, conclui-se que a qualidade arquitetônica dos ambientes escolares afeta diretamente o comportamento dos usuários, ainda mais quando se trata de crianças que ainda estão no início da vida, aprendendo a imaginar e descrever aquilo que está sentindo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.