Infância e educação infantil

Representações sociais das famílias

  • Simone de Oliveira Andrade Silva Prefeitura do Município de São Paulo
  • José Gilberto de Andrade Silva Secretaria de Educação do estado de São Paulo
Palavras-chave: Desenvolvimento Infantil, Educação Infantil, Infãncia, Representações Sociais

Resumo

Este estudo teve o objetivo de compreender as representações sociais das famílias de crianças matriculadas na educação infantil na rede pública de educação municipal de São Paulo, sobre infância e educação infantil. Para isto, selecionou-se uma escola de educação infantil da rede municipal de educação de São Paulo. Fizeram parte do estudo 336 participantes. Utilizou-se o questionário estruturado como técnica de coleta de dados. A base teórica para análise dos dados foi a Teoria das Representações Sociais. O material coletado foi processado no software computacional IRaMuTeQ. Os resultados indicaram que a representação de infância se caracteriza como um período da vida de brincadeiras e descobertas, destacando a concepção social moderna para a temática. Já a educação infantil ainda é percebida como preparatória para o ensino fundamental, concepção amplamente divulgada nas décadas de 1970/80 pela ciência e políticas educacionais da época, através da teoria da educação compensatória, priorizando unicamente o desenvolvimento cognitivo das crianças. Apesar das políticas educacionais atuais e as pesquisas científicas enfatizarem a importância de se trabalhar o desenvolvimento integral da criança e a necessidade a exploração de diferentes formas de ensino e salientarem as especificidades desta faixa etária, essa concepção ainda faz parte dos discursos dos familiares

Biografia do Autor

Simone de Oliveira Andrade Silva, Prefeitura do Município de São Paulo

Doutora em Educação pela PUC/SP, PUC/SP, São Paulo, SP, Brasil, monemestre@gmail.com

José Gilberto de Andrade Silva, Secretaria de Educação do estado de São Paulo

Mestre em Educação: Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP, membro do Núcleo de Estudos Avançados em Representações Sociais. Professor na rede de educação pública do estado de São Paulo, São Paulo, SP. E-mail: gilbertorh2@hotmail.com.

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Publicado
2020-10-28
Como Citar
Silva, S. de O. A., & Silva, J. G. de A. (2020). Infância e educação infantil . Interação - Revista De Ensino, Pesquisa E Extensão, 22(2), 113 - 127. https://doi.org/10.33836/interacao.v22i2.339