A ATUAÇÃO DO NEUPSICOPEDAGOGO NO EMPODERAMENTO DA APRENDIZAGEM

Authors

  • Fernanda da Silva Lage de Castro FIC/UNIS
  • Sidney Vergilio da Silva FIC/UNIS

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.314

Abstract

O neuropsicopedagogo é o profissional qualificado para reabilitar as funções neurofuncionais modificadas pelas dificuldades de aprendizagem. Entretanto, ainda são raras as escolas do país, públicas ou privadas, que têm esse profissional no seu quadro de especialistas para orientar pais, professores e alunos e explicar clinicamente o distúrbio e as condutas a serem executadas, além do tratamento e da intervenção. Este estudo tem como objetivos entender as dimensões do conceito empoderamento e de Neuropsicopedagogia; conhecer o processo de formação do neuropsicopedagogo; investigar como a atuação desse profissional pode contribuir para o empoderamento da aprendizagem. O neuropsicopedagogo pode ser a possibilidade mais apropriada, já que possui conhecimentos em Neurociência para compreender o cérebro e seu funcionamento. A aquisição de conhecimento, segundo Paulo Freire e outros autores, fortalece os sentimentos de autorrealização, identidade e pertencimento do indivíduo. A metodologia utilizada para realizar este  estudo  foi  a  pesquisa da literatura em artigos publicados, em livros e nas bases de dados e sites Scielo, Portal Educação, Psicologado, SBNPp e Nova Escola. Os resultados mostram que a Neuropsicopedagogia possibilita novos métodos de ensino e aprendizagem, embora as pesquisas e a literatura científica sobre o tema ainda sejam escassas. Ainda assim, acredita- se que a atuação do neuropsicopedagogo pode contribuir com a Educação, promovendo o empoderamento do aluno através do conhecimento e da educação.

Published

2020-03-03

How to Cite

da Silva Lage de Castro , F. ., & Vergilio da Silva, S. . (2020). A ATUAÇÃO DO NEUPSICOPEDAGOGO NO EMPODERAMENTO DA APRENDIZAGEM. Revista Mythos, 12(2), 102–114. https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.314

Issue

Section

Research articles

Most read articles by the same author(s)