A ATUAÇÃO DO NEUPSICOPEDAGOGO NO EMPODERAMENTO DA APRENDIZAGEM
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.314Abstract
O neuropsicopedagogo é o profissional qualificado para reabilitar as funções neurofuncionais modificadas pelas dificuldades de aprendizagem. Entretanto, ainda são raras as escolas do país, públicas ou privadas, que têm esse profissional no seu quadro de especialistas para orientar pais, professores e alunos e explicar clinicamente o distúrbio e as condutas a serem executadas, além do tratamento e da intervenção. Este estudo tem como objetivos entender as dimensões do conceito empoderamento e de Neuropsicopedagogia; conhecer o processo de formação do neuropsicopedagogo; investigar como a atuação desse profissional pode contribuir para o empoderamento da aprendizagem. O neuropsicopedagogo pode ser a possibilidade mais apropriada, já que possui conhecimentos em Neurociência para compreender o cérebro e seu funcionamento. A aquisição de conhecimento, segundo Paulo Freire e outros autores, fortalece os sentimentos de autorrealização, identidade e pertencimento do indivíduo. A metodologia utilizada para realizar este estudo foi a pesquisa da literatura em artigos publicados, em livros e nas bases de dados e sites Scielo, Portal Educação, Psicologado, SBNPp e Nova Escola. Os resultados mostram que a Neuropsicopedagogia possibilita novos métodos de ensino e aprendizagem, embora as pesquisas e a literatura científica sobre o tema ainda sejam escassas. Ainda assim, acredita- se que a atuação do neuropsicopedagogo pode contribuir com a Educação, promovendo o empoderamento do aluno através do conhecimento e da educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Since January of 2024, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal Mythos, from FEPESMIG, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.