A IOT (INTERNET OF THINGS) NO CENÁRIO BRASILEIRO: SUAS VANTAGENS E OS PRINCIPAIS DESAFIOS PARA SUA IMPLEMENTAÇÃO E EXPANSÃO
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v13i1.438Resumo
A Internet das Coisas (IoT – Internet of Things) consiste na inserção de objetos do cotidiano à Internet, recebendo uma capacidade computacional de comunicação. Dessa forma, eles passam a receber e enviar dados e adquirem novas funcionalidades quando interconectados à rede mundial. Diante de seus inúmeros benefícios, como a criação de um banco de dados dos perfis dos consumidores ou a automação de qualquer processo ou tarefa, tornando-os mais eficientes e seguros, a IoT possui aplicabilidade para diferentes setores tanto econômicos quantos sociais, como o comércio, as indústrias, a saúde, a agricultura e até mesmo no conceito de cidade inteligente. Nesse contexto, os autores desse artigo se propuseram a analisar, compreender e apresentar uma visão dos conceitos de indústria 4.0, de IoT e das principais dificuldades enfrentadas na implementação dessa nova tecnologia, principalmente, no cenário brasileiro.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.