ENTRE DIVERSIDADES TEÓRICAS E ESCOLHAS

UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PERCURSO DO PROCESSO OPTATIVO NO CAMPO DA PSICOLOGIA

Autores

  • Eliana Zati Silva Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG
  • Arlei Leite Carvalho Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG
  • Paolla Silva Costa Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG
  • Camila Neves Vieira Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG
  • Ernani de Souza Guimarães Junior Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG
  • Alessandro Messias Moreira Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.919

Palavras-chave:

Psicologia, Abordagem Teórico-metodológica, Escolhas

Resumo

Desencadeado pelas acirradas discussões que se fazem presentes em sala de aula nos cursos de Psicologia no Brasil, em defesa de uma abordagem teórico-metodológica, em detrimento da outra, corrobora essa pesquisa a um interesse genuíno de investigar como se desenvolve esse processo de escolha pelos estudantes e os fatores a ela intrínsecos. Assim, o vigente estudo objetivou investigar os fatores que norteiam o processo de escolha da abordagem teórico-metodológica pelos acadêmicos do curso de Psicologia de três Instituições de Ensino Superior do Sul de Minas/MG, sejam eles ingressantes recentemente e/ou em períodos avançados. A amostra da pesquisa contemplou 100 alunos, com idades entre 17 e 62 anos distribuídos do primeiro ao nono período. Como procedimento de investigação tem-se uma pesquisa quali-quantitativa, através da coleta de dados, via questionário misto. Juntou-se a esta pesquisa referenciais teóricos no contexto desta compreensão. Nota-se por meio deste estudo que o processo de escolha da abordagem teórica está vinculado à visão de mundo e de homem do graduando. Pode-se ainda inferir alguns fatores que corroboram a escolha, como os vínculos com docentes e maior facilidade na compreensão dos conteúdos. Apesar de alguns aspectos comuns entre os entrevistados, a escolha se dá a partir de narrativas singulares.

Biografia do Autor

Eliana Zati Silva, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Desencadeado pelas acirradas discussões que se fazem presentes em sala de aula nos cursos de Psicologia no Brasil, em defesa de uma abordagem teórico-metodológica, em detrimento da outra, corrobora essa pesquisa a um interesse genuíno de investigar como se desenvolve esse processo de escolha pelos estudantes e os fatores a ela intrínsecos. Assim, o vigente estudo objetivou investigar os fatores que norteiam o processo de escolha da abordagem teórico-metodológica pelos acadêmicos do curso de Psicologia de três Instituições de Ensino Superior do Sul de Minas/MG, sejam eles ingressantes recentemente e/ou em períodos avançados. A amostra da pesquisa contemplou 100 alunos, com idades entre 17 e 62 anos distribuídos do primeiro ao nono período. Como procedimento de investigação tem-se uma pesquisa quali-quantitativa, através da coleta de dados, via questionário misto. Juntou-se a esta pesquisa referenciais teóricos no contexto desta compreensão. Nota-se por meio deste estudo que o processo de escolha da abordagem teórica está vinculado à visão de mundo e de homem do graduando. Pode-se ainda inferir alguns fatores que corroboram a escolha, como os vínculos com docentes e maior facilidade na compreensão dos conteúdos. Apesar de alguns aspectos comuns entre os entrevistados, a escolha se dá a partir de narrativas singulares.

Arlei Leite Carvalho, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Graduando. Discente de Psicologia, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS MG). Varginha – MG.

Paolla Silva Costa, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Graduanda. Discente de Psicologia, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS MG). Varginha – MG.

Camila Neves Vieira, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Graduanda. Discente de Psicologia Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS MG). Varginha – MG.

Ernani de Souza Guimarães Junior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Mestre e Doutorando. Docente em Psicologia, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS MG). Varginha – MG.

Alessandro Messias Moreira, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG

Doutor. Docente em Psicologia, Centro Universitário do Sul de Minas (UNIS MG). Varginha – MG.

Referências

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Publicado

2024-10-01

Como Citar

Silva, E. Z., Carvalho, A. L., Costa, P. S., Vieira, C. N., Guimarães Junior, E. de S., & Moreira, A. M. (2024). ENTRE DIVERSIDADES TEÓRICAS E ESCOLHAS: UMA INVESTIGAÇÃO SOBRE O PERCURSO DO PROCESSO OPTATIVO NO CAMPO DA PSICOLOGIA. Revista Mythos, 21(2), 153–164. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.919

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