NEUROARQUITETURA APLICADA AO AMBIENTE CORPORATIVO
O CASO DA ENERGISA EM CATAGUASES
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v17i1.698Palabras clave:
Neuroarquitetura. Ambiente corporativo. Avaliação pós-ocupação.Resumen
O presente artigo tem como objetivo analisar o ambiente de trabalho da sede administrativa da Energisa, e compreender qual a satisfação/percepção dos usuários em relação ao ambiente construído através da metodologia da Avaliação pós-ocupação (APO). A APO é um método que analisa os aspectos físicos, funcionais e comportamentais dos usuários finais dentro dos edifícios já existentes, procurando assim criar espaços que gerem impactos positivos e que sejam eficientes. Para que haja sucesso neste estudo, são apresentados os conceitos básicos da neuroarquitetura, que é uma disciplina que estuda a neurociência aplicada à arquitetura, com intuito de fornecer subsídios para decisões de projetos que melhorem a qualidade de vida, ajudando a entender o comportamento dos seres humanos nos ambientes construídos. Aplicada ao ambiente corporativo a neuroarquitetura tem objetivo de criar espaços mais humanizados para se trabalhar e que atendam às necessidades físicas e fisiológicas da maioria dos usuários, podendo resultar em ambientes memoráveis que possam gerar uma boa performance. Os resultados obtidos consideraram o espaço satisfatório e apontou alguns pontos fracos. Esses resultados servirão de base para futuras intervenções neste espaço, buscando criar espaços acolhedores e que estimule ao mesmo tempo a produtividades e criatividade, aspectos importantes do ponto de vista da empresa em questão.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
A partir de enero de 2024, los autores conservan los derechos de autor de su artículo y conceden a la revista Mythos de FEPESMIG el derecho de primera publicación, estando la obra simultáneamente bajo la licencia Creative Commons Reconocimiento 4.0 Internacional (CC BY 4.0), tal y como se recoge en el documento PDF del artículo. Esta licencia establece que el artículo publicado puede ser compartido (permite copiar y redistribuir el material en cualquier medio o formato) y adaptado (permite remezclar, transformar y crear a partir del material para cualquier fin, incluido el comercial) por cualquier persona.