v. 21 n. 2 (2024): Revista Mythos (Edição especial) - A Tríade do Ensino Superior: Pesquisa, Extensão e Ensino como Alicerces da Formação Acadêmica

					Visualizar v. 21 n. 2 (2024): Revista Mythos (Edição especial) - A Tríade do Ensino Superior: Pesquisa, Extensão e Ensino como Alicerces da Formação Acadêmica

Esta edição discute a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão no ensino superior, com foco na pesquisa como um componente essencial na formação acadêmica. Embora o ensino seja a principal motivação dos estudantes ao ingressar na graduação, a extensão ganhou destaque após a Resolução CNE/CES nº 7 de 2018, que exige que 10% da carga horária dos cursos seja destinada a atividades extensionistas. A pesquisa, no entanto, é frequentemente restrita ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma prática vista como a principal forma de Iniciação Científica nos cursos de graduação. Este processo, embora limitado em duração e escopo, é fundamental para o desenvolvimento de habilidades críticas e acadêmicas dos alunos, preparando-os para estudos avançados. A edição especial da Revista Mythos reflete esses esforços, apresentando trabalhos desenvolvidos no contexto de cursos de graduação na área da saúde. Os artigos selecionados abordam temas variados, mas sempre com um foco na compreensão de comportamentos humanos e seu impacto na saúde e qualidade de vida. Este volume busca estimular a valorização da pesquisa na formação dos estudantes e no desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos, promovendo a produção de conhecimento como ferramenta de transformação social.

Publicado: 2024-10-01

Relatos de pesquisa