A Tríade do Ensino Superior
Pesquisa, Extensão e Ensino como Alicerces da Formação Acadêmica
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.912Palavras-chave:
Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Extensão Universitária, Pesquisa e DesenvolvimentoResumo
Esta edição discute a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão no ensino superior, com foco na pesquisa como um componente essencial na formação acadêmica. Embora o ensino seja a principal motivação dos estudantes ao ingressar na graduação, a extensão ganhou destaque após a Resolução CNE/CES nº 7 de 2018, que exige que 10% da carga horária dos cursos seja destinada a atividades extensionistas. A pesquisa, no entanto, é frequentemente restrita ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma prática vista como a principal forma de Iniciação Científica nos cursos de graduação. Este processo, embora limitado em duração e escopo, é fundamental para o desenvolvimento de habilidades críticas e acadêmicas dos alunos, preparando-os para estudos avançados. A edição especial da Revista Mythos reflete esses esforços, apresentando trabalhos desenvolvidos no contexto de cursos de graduação na área da saúde. Os artigos selecionados abordam temas variados, mas sempre com um foco na compreensão de comportamentos humanos e seu impacto na saúde e qualidade de vida. Este volume busca estimular a valorização da pesquisa na formação dos estudantes e no desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos, promovendo a produção de conhecimento como ferramenta de transformação social.
Referências
Soares J. M. A., Rios J. V. L. G., Maia J. M., Rigo T. M., Araújo D. R.F. & Camuñas G. C. (2020) Pesquisa na graduação médica: produção científica de uma unidade curricular obrigatória. Revista de Medicina, 99 (6), 531-537. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i6p531-537
Soares, M., & Severino, A. J.. (2018). A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (campinas), 23(2), 372–390. https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200006
Trindade, A. P. N. T., Bachur, J. A., & Oliveira, F. B. (2018). TCC: um momento obrigatório ou uma oportunidade construída?. Revista Triângulo, 11(1), 225–234. https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2720
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.