A Tríade do Ensino Superior

Pesquisa, Extensão e Ensino como Alicerces da Formação Acadêmica

Autores

  • Ernani de Souza Guimarães Júnior Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG. Departamento de Pesquisa

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.912

Palavras-chave:

Iniciação Científica, Trabalho de Conclusão de Curso, Diretrizes Curriculares Nacionais, Extensão Universitária, Pesquisa e Desenvolvimento

Resumo

Esta edição discute a importância da integração entre ensino, pesquisa e extensão no ensino superior, com foco na pesquisa como um componente essencial na formação acadêmica. Embora o ensino seja a principal motivação dos estudantes ao ingressar na graduação, a extensão ganhou destaque após a Resolução CNE/CES nº 7 de 2018, que exige que 10% da carga horária dos cursos seja destinada a atividades extensionistas. A pesquisa, no entanto, é frequentemente restrita ao Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), uma prática vista como a principal forma de Iniciação Científica nos cursos de graduação. Este processo, embora limitado em duração e escopo, é fundamental para o desenvolvimento de habilidades críticas e acadêmicas dos alunos, preparando-os para estudos avançados. A edição especial da Revista Mythos reflete esses esforços, apresentando trabalhos desenvolvidos no contexto de cursos de graduação na área da saúde. Os artigos selecionados abordam temas variados, mas sempre com um foco na compreensão de comportamentos humanos e seu impacto na saúde e qualidade de vida. Este volume busca estimular a valorização da pesquisa na formação dos estudantes e no desenvolvimento das comunidades em que estão inseridos, promovendo a produção de conhecimento como ferramenta de transformação social.

Biografia do Autor

Ernani de Souza Guimarães Júnior, Centro Universitário do Sul de Minas - UNISMG. Departamento de Pesquisa

Possui mestrado em Administração, área de Concentração Gestão Social, Meio Ambiente e Desenvolvimento (Universidade Federal de Lavras - 2010), Especialização em Gestão de Pessoas (Faculdades Adventistas Integradas - 2009), Especialização em Gestão Microrregional da Saúde (Faculdade Senac/MG - 2012), Especialização em Tanatologia (Faculdade Unyleya), graduação em Psicologia (Universidade Federal de São João Del-Rei - 2005), graduação tecnológica em Gestão de Recursos Humanos (UNIS-MG- 2021) e graduando em Administração (UNIS-MG). Ex-secretário municipal de Saúde e Ação Social da Prefeitura Municipal de Ibituruna. Ex- Coordenador do Curso de Gestão de Recursos Humanos - UNIS_MG. Atualmente Coordenador de cursos de Psicologia (Grupo Unis) e professor nos cursos de Graduação e Pós Graduação (lato sensu) no Centro Universitário do Sul de Minas -UNIS-MG. Membro do Comitê de Ética em Pesquisa - Fepesmig e do Departamento de Pesquisa do Unis-MG. Psicólogo Clínico e Consultor Organizacional na área de Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano.

Referências

Brasil. Ministério da Educação. (2018). Resolução CNE/CES nº 7, de 18 de dezembro de 2018. Estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação de professores da educação básica. Diário Oficial da União.

Soares J. M. A., Rios J. V. L. G., Maia J. M., Rigo T. M., Araújo D. R.F. & Camuñas G. C. (2020) Pesquisa na graduação médica: produção científica de uma unidade curricular obrigatória. Revista de Medicina, 99 (6), 531-537. http://dx.doi.org/10.11606/issn.1679-9836.v99i6p531-537

Soares, M., & Severino, A. J.. (2018). A prática da pesquisa no ensino superior: conhecimento pertencente na formação humana. Avaliação: Revista Da Avaliação Da Educação Superior (campinas), 23(2), 372–390. https://doi.org/10.1590/S1414-40772018000200006

Trindade, A. P. N. T., Bachur, J. A., & Oliveira, F. B. (2018). TCC: um momento obrigatório ou uma oportunidade construída?. Revista Triângulo, 11(1), 225–234. https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2720

Downloads

Publicado

2024-09-02

Como Citar

Guimarães Júnior, E. de S. (2024). A Tríade do Ensino Superior: Pesquisa, Extensão e Ensino como Alicerces da Formação Acadêmica. Revista Mythos, 21(2), 100–104. https://doi.org/10.36674/mythos.v21i2.912

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.