DISLEXIA E A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM:
identificação e possibilidades de intervenção
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.312Keywords:
Dislexia, Transtorno de Aprendizagem, NeuropsicopedagogiaAbstract
O presente trabalho possui como objetivo, conceituar a dislexia e analisar como é realizada sua identificação e possibilidades de intervenção. A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica, que abrange obras de vários autores sobre o tema aqui abordado. A dislexia foi conceituada como um distúrbio neurológico, que possui origem genética, devendo, portanto, considerar o histórico familiar. Esse distúrbio afeta a atuação do aluno dentro das escolas. Por isso, o indivíduo portador da dislexia deve ser avaliado por diversos profissionais, que realizarão exames neurofisiológicos e potenciais auditivos e visuais. Também devem ser realizados testes psicológicos que irão abranger questões cognitivas e afetivas. Após a realização do diagnóstico, devem ser demonstrados métodos de intervenção, capazes de ajudar o disléxico na realização de suas atividades. No âmbito escolar, os profissionais de ensino precisam utilizar novas abordagens no processo de ensino – aprendizagem, utilizando jogos, leituras compartilhadas, meios para o desenvolvimento da escrita e memória, equipamentos especiais e materiais didáticos que despertem o interesse dos alunos. Assim, o disléxico poderá ter um maior desempenho escolar, bem como maior autoestima para enfrentar os desafios da aprendizagem
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Since January of 2024, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal Mythos, from FEPESMIG, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.