DISLEXIA E A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM:

identificação e possibilidades de intervenção

Autores/as

  • Tatiane de Fátima Carneiro Cruz FIC/UNIS

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.312

Palabras clave:

Dislexia, Transtorno de Aprendizagem, Neuropsicopedagogia

Resumen

O presente trabalho possui como objetivo, conceituar a dislexia e analisar como é realizada sua identificação e possibilidades de intervenção. A metodologia utilizada consiste na pesquisa bibliográfica, que abrange obras de vários autores sobre o tema aqui abordado. A dislexia foi conceituada como um distúrbio neurológico, que possui origem genética, devendo, portanto, considerar o histórico familiar. Esse distúrbio afeta a atuação do aluno dentro das escolas. Por isso, o indivíduo portador da dislexia deve ser avaliado por diversos profissionais, que realizarão exames neurofisiológicos e potenciais auditivos e visuais. Também devem ser realizados testes psicológicos que irão abranger questões cognitivas e afetivas. Após a realização do diagnóstico, devem ser demonstrados métodos de intervenção, capazes de ajudar o disléxico na realização de suas atividades. No âmbito escolar, os profissionais de ensino precisam utilizar novas abordagens no processo de ensino – aprendizagem, utilizando jogos, leituras compartilhadas, meios para o desenvolvimento da escrita e memória, equipamentos especiais e materiais didáticos que despertem o interesse dos alunos. Assim, o disléxico poderá ter um maior desempenho escolar, bem como maior autoestima para enfrentar os desafios da aprendizagem

Publicado

2020-03-03

Cómo citar

de Fátima Carneiro Cruz, T. . (2020). DISLEXIA E A DIFICULDADE NA APRENDIZAGEM: : identificação e possibilidades de intervenção . Revista Mythos, 12(2), 87–93. https://doi.org/10.36674/mythos.v12i2.312

Número

Sección

Informes de investigación

Artículos similares

También puede Iniciar una búsqueda de similitud avanzada para este artículo.