EDUCAÇÃO INTEGRAL, PEDAGOGIAS CONTEMPORÂNEAS E PENSAMENTO PÓS-MODERNO
RELAÇÕES EM PAUTA
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v10i2.232Keywords:
Educação integral, Tempo Integral, Programa Mais EducaçãoAbstract
O tema da educação integral não é um assunto novo, mas vem ganhando centralidade no debate público educacional no século em questão, quase sempre associado à educação em tempo integral, trazendo características peculiares (pós-modernas?). Nesse sentido, enfatizamos o Programa Mais Educação, instituído em 2007 pelo governo federal, com o objetivo de induzir uma educação integral em tempo integral numa perspectiva “mais aberta” a outros espaços e sujeitos educativos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo situar a concepção de educação integral do Programa Mais Educação frente ao contexto do pensamento pós-moderno, identificando as pedagogias que o sustentam. Numa abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados que mais se adequaram foram a pesquisa bibliográfica (HARVEY, 2014, COELHO, 2009, 2014, DUARTE, 2010, SILVA E SILVA, 2012) e documental, que por sua vez partiu de documentos relacionados ao referido Programa. Concluímos que, a partir de elementos do pensamento pósmoderno, a proposta do PME é perpassada por pedagogias contemporâneas, a partir da ressignificação de correntes como a Escola Nova e o Tecnicismo Educacional, de forma a secundarizar a escola como instituição formativa.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Since January of 2024, the authors retain the copyright relating to their article and grant the journal Mythos, from FEPESMIG, the right of first publication, with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution 4.0 International license (CC BY 4.0), as stated in the article’s PDF document. This license provides that the article published can be shared (allows you to copy and redistribute the material in any medium or format) and adapted (allows you to remix, transform, and create from the material for any purpose, even commercial) by anyone.