EDUCAÇÃO INTEGRAL, PEDAGOGIAS CONTEMPORÂNEAS E PENSAMENTO PÓS-MODERNO

RELAÇÕES EM PAUTA

Autores

  • Saraa César Mól UNIRIO

DOI:

https://doi.org/10.36674/mythos.v10i2.232

Palavras-chave:

Educação integral, Tempo Integral, Programa Mais Educação

Resumo

O tema da educação integral não é um assunto novo, mas vem ganhando centralidade no debate público educacional no século em questão, quase sempre associado à educação em tempo integral, trazendo características peculiares (pós-modernas?). Nesse sentido, enfatizamos o Programa Mais Educação, instituído em 2007 pelo governo federal, com o objetivo de induzir uma educação integral em tempo integral numa perspectiva “mais aberta” a outros espaços e sujeitos educativos. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo situar a concepção de educação integral do Programa Mais Educação frente ao contexto do pensamento pós-moderno, identificando as pedagogias que o sustentam. Numa abordagem qualitativa, os instrumentos de coleta de dados que mais se adequaram foram a pesquisa bibliográfica (HARVEY, 2014, COELHO, 2009, 2014, DUARTE, 2010, SILVA E SILVA, 2012) e documental, que por sua vez partiu de documentos relacionados ao referido Programa. Concluímos que, a partir de elementos do pensamento pósmoderno, a proposta do PME é perpassada por pedagogias contemporâneas, a partir da ressignificação de correntes como a Escola Nova e o Tecnicismo Educacional, de forma a secundarizar a escola como instituição formativa.

Downloads

Publicado

2019-09-12

Como Citar

Mól, S. C. . (2019). EDUCAÇÃO INTEGRAL, PEDAGOGIAS CONTEMPORÂNEAS E PENSAMENTO PÓS-MODERNO: RELAÇÕES EM PAUTA . Revista Mythos, 10(2), 7–15. https://doi.org/10.36674/mythos.v10i2.232

Edição

Seção

Relatos de pesquisa

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.