SIMULAÇÃO DE FERRAMENTA DA PESQUISA OPERACIONAL TEORIA DAS FILAS FIFO E SJF-NP PARA TESTAR UMA POSSSIBILIDADE DE MELHORIA EM SISTEMA DE ATENDIMENTO PARA UMA LOTERIA
DOI:
https://doi.org/10.36674/mythos.v10i2.234Palavras-chave:
Pesquisa Operacional, Teoria das Filas, LoteriaResumo
O presente ensaio tem como foco realizar uma pesquisa através da observação, coleta de dados e análise das informações, embasadas na teoria das filas em um sistema de atendimento de uma loteria situada na cidade de Cataguases/MG. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, bem como a coleta de dados no dia 05/11/2018, no período da manhã e no período da tarde, além de simulações para obtenção de resultados. A empresa utiliza o modelo de filas FIFO e a partir da simulação, obteve-se uma redução de 32,6% para o tempo médio de espera em fila no período da manhã e 28% para o tempo médio de espera em fila no período da tarde, a partir da aplicação do modelo de fila SJF-NP, com os mesmos dados coletados. Assim foi possível proporcionar uma gestão de filas mais eficiente para a empresa.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A partir de janeiro de 2024, os autores mantêm os direitos autorais relativos ao seu artigo e concedem à revista Mythos, da FEPESMIG, o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a licença Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0), conforme consta no documento PDF do artigo. Essa licença prevê que o artigo publicado pode ser compartilhado (permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato) e adaptado (permite remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial) por qualquer pessoa.